Sensação de palpitação no coração ou de que ele está acelerado é um dos sintomas de arritmia cardíaca. Esta é uma condição que pode acontecer em pessoas de qualquer idade, seja nas sem problemas cardíacos, seja em pacientes com alguma patologia cardíaca, insuficiência cardíaca ou pressão alta.
A arritmia cardíaca pode, em alguns casos, não apresentar gravidade, mas em outros, sobretudo quando associada a outros sintomas como falta de ar, desmaio, fraqueza e dor no peito, por exemplo, é preciso ter muita atenção e buscar atendimento médico para uma avaliação do quadro. É fundamental também manter um acompanhamento com cardiologista ao longo dos anos.
Neste blog, saiba o que é arritmia cardíaca, quais são os sintomas e as causas da condição e como é feito o tratamento. Quem explica o assunto é a Dra. Camila Talita Barbosa, cardiologista do Hospital Nove de Julho.
O que é arritmia cardíaca?
A arritmia cardíaca é caracterizada por uma mudança no ritmo dos batimentos cardíacos que pode aumentá-los, torná-los mais lentos ou interferir em seu andamento, fazendo com que fique irregular. Uma frequência normal, por minuto, fica entre 60 e 100 quando a pessoa está em repouso.
Existem dois tipos de arritmia cardíaca: a benigna, a mais comum, e a maligna. As arritmias cardíacas benignas não interferem na função do coração, são controladas com medicamentos e exercícios físicos, sem oferecer risco à saúde. No entanto, as arritmias malignas se tornam piores com as atividades físicas e apresentam risco de morte.
Arritmia cardíaca é grave?
Conforme explica a Dra. Camila Talita Barbosa, “nem toda arritmia cardíaca deve ser considerada grave, porém sempre necessita de avaliação médica breve e acompanhamento regular. As arritmias benignas muitas vezes são bem controladas com o uso de medicamentos antiarrítmicos; já outras necessitam de anticoagulantes ou do implante de aparelhos como marca-passo e/ou desfibrilador. O cardiologista arritmologista tem papel fundamental no cuidado da patologia, que deve ser regular e contínuo".
O que causa a arritmia cardíaca?
A arritmia cardíaca pode ser causada por alguns motivos, que podem estar associados a problemas do coração ou não. Veja os mais comuns:
● Estresse;
● Ansiedade;
● Anemia;
● Hipotireoidismo grave;
● Doença cardíaca congênita;
● Valvulopatias;
● Doença de Chagas;
● Aterosclerose.
Existem também alguns fatores que podem provocar a arritmia cardíaca. Entre eles estão:
● Uso de alguns medicamentos;
● Excesso de exercícios físicos;
● Mudança na quantidade de potássio, cálcio e sódio no corpo;
● Uso de drogas;
● Efeitos pós-cirurgia cardíaca;
● Problemas nas células do coração.
Quais são os sintomas de arritmia cardíaca?
Entre os sintomas de arritmia cardíaca mais frequentes estão:
● Tonturas;
● Palpitações;
● Cansaço;
● Fraqueza;
● Aceleração dos batimentos cardíacos;
● Mal-estar;
● Batimentos lentos ou irregulares;
● Desmaio;
● Dor no peito;
● Falta de ar.
Veja também sintomas de infarto.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por um médico cardiologista depois da avaliação de exames que permitem visualizar como está o funcionamento e a estrutura do coração. O médico poderá solicitar eletrocardiograma, estudo eletrofisiológico, TILT teste, holter de 24 horas e teste ergométrico, a depender de cada caso, de acordo com os sintomas relatados pelo paciente.
Arritmia cardíaca tem cura?
Só é possível ter a cura da arritmia cardíaca quando ela é detectada e tratada o quanto antes. Por isso, o acompanhamento regular com um cardiologista é tão importante. O tratamento da condição varia de pessoa para pessoa e depende da análise das causas da alteração, da gravidade, da idade do paciente, da frequência com que ocorre e se está associada a outros sintomas.
Para controlar a arritmia cardíaca, deve ser indicada a adoção de hábitos saudáveis, como manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas regularmente, abandonar o tabagismo e dar atenção a momentos de lazer e relaxamento, entre outras atitudes.
Que médico procurar?
O médico cardiologista é o especialista no cuidado de doenças do coração. Ao perceber sintomas como os descritos anteriormente, busque uma avaliação médica.
Cardiologia no Hospital Nove de Julho
O Hospital Nove de Julho possui pronto atendimento cardiológico emergencial, com suporte 24h. Estamos preparados para realizar tratamentos como cateterismo cardíaco, angioplastia, eletrofisiologia invasiva e cirurgias de alta complexidade. Tudo isso para garantir segurança e eficácia ao cuidar de sua saúde.
Para marcar exames e consultas, acesse nossa Central de Agendamento On-line.