Logo

Oftalmologia

1 minuto de leitura

A importância do exame oftalmológico completo

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 06/04/2017

Fique atento!  Uma situação é muito comum nos consultórios médicos: "Doutor, quero trocar os óculos porque as minhas lentes estão fracas". Neste momento, é fundamental o exame oftalmológico completo, que pode diagnosticar as doenças a tempo de se conseguir a cura ou o controle sem sequelas. Infelizmente, muitos pacientes acabam procurando profissionais que não são médicos especialistas, e não possuem o conhecimento e capacitação para diagnosticar estas doenças. "Como resultado disso, o paciente sai da consulta sem ter descoberto a sua doença e com uma prescrição de óculos que não vai restaurar a visão, mas sim atrasar seu tratamento!", afirma o Dr. Aníbal Mutti, oftalmologista do Centro de Medicina Especializada (CME).  

 Veja os principais exames: 

Campo Visual

É a área do espaço ao redor do centro visual que o paciente consegue enxergar. Nos dias de hoje é medido com sofisticados aparelhos, chamados campímetros. É muito usado para diagnosticar e tratar doenças como o glaucoma crônico, que não gera sintomas e não prejudica o centro da visão até alcançar um estágio muito avançado. As doenças que afetam o nervo óptico também podem ser avaliadas por este exame.

 Visão de Cores 

Os testes avaliam a capacidade de ver e diferenciar as cores e tonalidades. A maioria das pessoas costuma passar por estes testes quando procuram um novo emprego, durante os exames admissionais. O médico oftalmologista utiliza quadros multicoloridos chamados pranchas pseudoisocromáticas, que podem diagnosticar doenças conhecidas como discromatopsias (por exemplo, o daltonismo), nas quais os pacientes têm dificuldade na diferenciação das cores, prejudicando as atividades do dia-a-dia e do trabalho. As discromatopsias que envolvem as cores verde e vermelha são as mais comuns, e o paciente enxerga estas duas cores com uma tonalidade marrom.   

Visão de contraste

É a capacidade de discriminar os diferentes tons de branco e cinza, até o preto.

 Estereopsia (visão estereoscópica)É o mais avançado grau da capacidade visual. O paciente precisa de boa visão e alinhamento perfeito dos dois olhos para que o cérebro seja capaz de unir as imagens de cada olho numa imagem só, dando noção de profundidade "em 3D". 

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico