Método reduz as dimensões do estômago e é um dos mais utilizados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde
O bypass ou bypass gástrico é uma cirurgia bariátrica e metabólica que tem se mostrado eficaz, há mais de 30 anos, no tratamento da obesidade mórbida e de doenças relacionadas, como diabetes tipo 2 e hipertensão. Bastante utilizada, é considerada uma técnica segura de intervenção.
O que é bypass?
O termo "bypass" significa desvio, e é exatamente isso que acontece nessa cirurgia bariátrica. O método consiste em reduzir o estômago (um procedimento chamado de gastroplastia) por meio de um instrumento chamado grampeador cirúrgico; além disso, é feita uma alteração no intestino para conectá-lo à parte do estômago reduzido, que permanecerá funcional.
A modalidade é diferente da cirurgia bariátrica por Sleeve, em que uma parte do estômago é removida e não há alteração e/u modificações realizadas no intestino.
O estômago reduzido e o desvio intestinal atuam em conjunto para reduzir a fome e melhorar a saciedade, diminuindo assim a ingestão alimentar e calórica. No entanto, a absorção de nutrientes também é diminuída -- daí a importância de o paciente manter um acompanhamento regular com o médico.
Quando e para quem a bariátrica bypass é indicada?
A cirurgia bariátrica do tipo bypass é indicada para pessoas com obesidade caracterizada como grave, que não obtiveram sucesso com métodos conservadores de perda de peso, como dieta, exercícios físicos e o uso de medicamentos. Geralmente, os critérios incluem:
. Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40, independentemente da presença de doenças associadas.
. IMC entre 35 e 39,9, quando associado a comorbidades graves, como diabetes, apneia do sono ou hipertensão.
. Pacientes com IMC abaixo de 35, mas que apresentem condições médicas específicas, podem ser considerados em casos excepcionais.
Antes da indicação cirúrgica, é necessária uma avaliação multidisciplinar envolvendo médicos, nutricionistas e psicólogos. Essa avaliação é fundamental para determinar a aptidão do paciente e prepará-lo para as mudanças significativas que a cirurgia traz para o estilo de vida. A escolha da técnica depende de fatores como a presença de condições metabólicas, como o diabetes, por exemplo.
Como a bariátrica do tipo bypass é feita?
O procedimento do bypass gástrico pode ser realizado por via laparoscópica ou robótica, que são técnicas minimamente invasivas que utilizam pequenas incisões no abdômen promovendo recuperação mais rápida.
Durante a cirurgia, é criada pequena “bolsa” de estômago, com capacidade reduzida, geralmente entre 30 e 40 ml. Em seguida, o(a) cirurgião(â) redireciona o intestino delgado, conectando-o diretamente à nova bolsa.
A maior parte do estômago e uma parte do intestino, portanto, permanecem no corpo, mas não recebem alimentos. A cirurgia, que dura em torno de duas horas, requer anestesia geral e geralmente demanda internação de dois a três dias.
Como é a recuperação da bariátrica bypass?
O principal aspecto da recuperação é a adaptação alimentar. A alimentação deve ser feita apenas de forma líquida por 15 dias; depois, passa-se para consistência pastosa até que o médico libere a dieta sólida. Em geral, essa fase dura 30 dias.
Os pacientes também precisam adotar suplementação vitamínica para evitar deficiências nutricionais, já que a redução na absorção de nutrientes é uma consequência direta do procedimento. Além disso, é essencial manter acompanhamento médico regular para monitorar a saúde geral e ajustar a suplementação conforme necessário.
A prática de exercícios físicos, inicialmente leves (como caminhadas), é incentivada após a liberação médica, pois contribui para a perda de peso contínua e o fortalecimento muscular.
Conheça o Centro de Emagrecimento do Hospital Nove de Julho
O Centro de Emagrecimento do Hospital Nove de Julho conta com uma estrutura completa para consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de profissionais da saúde prontos para acolher e orientar os indivíduos com obesidade em todas as etapas de seu tratamento.
Um dos principais diferenciais do Centro é reunir em um só local médicos e especialistas altamente capacitados para acompanhar o paciente na sua jornada de perda de peso, além de proporcionar uma estrutura adequada e uma linha de cuidado que será definida em conjunto, de acordo com a necessidade e expectativa do paciente.
- com informações do Ministério da Saúde