Capsulite adesiva é uma condição dolorosa que afeta a articulação do ombro, causando rigidez e restrição de movimento. Também conhecida como "ombro congelado", essa condição pode limitar significativamente a amplitude de movimento do braço, dificultando a realização de atividades do dia a dia. Continue a leitura para saber mais sobre o problema.
O que é capsulite adesiva?
Capsulite adesiva é uma doença inflamatória que acomete a cápsula articular que envolve os dois ossos (escápula e úmero) da articulação do ombro.
O problema é caracterizado por dor e perda de movimento gradativa e considerada um tipo específico da condição chamada de “ombro congelado", que provoca a rigidez característica da capsulite adesiva.
Por provocar dor no ombro, a capsulite adesiva também é uma das causas conhecidas no meio médico como “síndrome do ombro doloroso".
O que causa capsulite adesiva?
A causa exata da capsulite adesiva ainda é desconhecida. No entanto, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como:
- Idade: A capsulite adesiva é mais comum em pessoas entre 40 e 60 anos.
- Diabetes: Pessoas com diabetes têm um risco maior de desenvolver capsulite adesiva.
- Traumas no ombro: lesões de baixa intensidade no ombro podem predispor ao desenvolvimento da doença.
Quais são os sintomas de capsulite adesiva?
Os sintomas mais comuns d capsulite adesiva incluem:
- Dor intensa no ombro;
- Rigidez progressiva na articulação;
- Dificuldade em realizar movimentos simples, como elevar o braço ou girar o ombro.
Como é feito o diagnóstico do ombro congelado?
O diagnóstico da capsulite adesiva geralmente é feito com base nos sintomas do paciente e na análise do histórico médico e do exame físico. A confirmação do quando é feita com o auxílio de exames de imagem, como a ressonância magnética, para excluir outras causas e mostrar a inflamação específica da cápsula articular do ombro.
Capsulite adesiva tem cura? Como é feito o tratamento?
Sim, na maioria dos casos, a capsulite adesiva tem cura, já que é uma doença autolimitada e tende a melhorar com o tempo.
O foco do tratamento, portanto, são as medidas para reduzir a dor e o desconforto provocados pelo problema. Isso inclui:
- Uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides (via oral ou por infiltração na articulação);
- Sessões de fisioterapia para recuperar a amplitude de movimento e a força do ombro.
Embora seja raro, a cirurgia pode ser uma opção de tratamento caso a doença não melhore com o tratamento clássico.
Como dormir com ombro congelado?
Essa é a parte mais desafiadora, já que deitar pode piorar a dor. A melhor forma de aliviar é deitar-se com apoio no braço (com travesseiros ou almofadas, por exemplo) e manter o tronco elevado (desde que isso não provoque dor no pescoço).
Como aliviar a dor da capsulite adesiva?
Algumas medidas que podem ajudar a aliviar a dor da capsulite adesiva incluem:
- Aplicar gelo no ombro por 20 minutos várias vezes ao dia;
- Uso de medicações orais (como analgésicos, anti-inflamatórios não estereoidais e corticoide);
- Sessões de fisioterapia e acupuntura.
Qual médico procurar?
O especialista que pode diagnosticar e tratar a capsulite adesiva é o médico ortopedista, idealmente especializado em ombro.
Como é o atendimento no Hospital Nove de Julho?
O atendimento de ortopedia no Hospital Nove de Julho conta com uma estrutura completa para consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de um corpo clínico altamente capacitado, com médicos especialistas em diversas áreas (trauma, joelhos, ombro e quadril, entre outros), sempre prontos para acolher e orientar os pacientes em todas as etapas de seu tratamento.