Possivelmente você já ouviu falar em check-up. Esse é um termo bastante usado e significa, por exemplo, verificar, conferir, checar. Quando se trata de medicina, ele quer dizer uma avaliação médica de rotina com o objetivo de analisar a saúde das pessoas em todas as fases da vida.
Por meio desse acompanhamento é possível prevenir doenças com a indicação de hábitos saudáveis ou até mesmo detectar doenças em fases iniciais, o que contribui significativamente para o tratamento.
Neste blog, o Dr. Eduardo Gomes Lima, Coordenador de Cardiologia do Hospital Nove de Julho, explica o que é o check-up médico, qual a importância em realizá-lo e quais exames são solicitados. Confira na leitura completa e saiba como cuidar ainda melhor da sua saúde!
O que é check-up?
O check-up médico é um termo usado para a avaliação médica associada à realização de exames que são feitos periodicamente, mesmo quando não acontecem sintomas que indiquem a necessidade em se buscar a avaliação de um médico.
Esta avaliação possibilita observar o quadro de saúde geral e também fazer o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças, evitando, assim, que ocorram complicações mais graves. Para isso, são realizados exames específicos, sempre levando em consideração a idade, o sexo e históricos de saúde pessoal e familiar.
Qual a importância do check-up geral?
O objetivo principal da realização do check-up é prevenir doenças com informações sobre o quadro de saúde e a orientação de ações preventivas. Entre as medidas de prevenção estão uma ter uma alimentação adequada, estar com a vacinação em dia, parar de fumar, realizar atividade físicas, e se conscientizar da importância da realização de alguns exames periodicamente.
Além disso, nesta avaliação é possível detectar e diagnosticar doenças, mesmo antes de apresentar sinais e sintomas, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, por exemplo. E, assim, indicar um tratamento o quanto antes, com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Quando devo realizar um check-up?
A periodicidade em que uma pessoa precisa passar por um check-up é definida pelo médico que acompanha o paciente, isso varia em cada caso de acordo com o estado de saúde de cada pessoa.
Normalmente, é realizado a cada dois anos nos adultos. No entanto, em alguns casos a pessoa requer mais cuidados e necessita voltar em menos tempo. Nesse grupo estão, por exemplo, as pessoas com doenças crônicas e com fatores de risco como obesidade e sedentarismo.
Quais as diferenças entre o check-up médico feminino e masculino?
O check-up médico tem a indicação de alguns exames comuns para os homens e mulheres, mas também existem alguns outros específicos para cada um deles. Veja quais!
Comuns para ambos:
- anemia;
- diabetes;
- DST;
- câncer de cólon;
- hipertensão;
- doença cardíaca.
Para as mulheres:
- papanicolau;
- ultrassom pélvico;
- mamografia (com mais de 40 anos);
- osteoporose (com mais de 50 anos).
Para os homens:
- câncer de próstata (com mais de 40 anos)
Qual a importância do diagnóstico precoce para doenças graves?
De acordo com o Dr. Eduardo Gomes Lima, “o diagnóstico precoce favorece o tratamento em fase inicial e aumenta as chances de cura e sobrevida de pacientes com doenças graves. Quanto antes é detectada uma doença e iniciado o tratamento, menor é o impacto e prejuízo na qualidade de vida do paciente".
Centro Médico Hospital Nove de Julho
O Hospital Nove de Julho oferece consultas médicas, com equipes de diversas especialidades. São duas unidades prontas para este atendimento, o Centro de Medicina Especializada e o Espaço de Saúde Integrada, uma em São Paulo e a outra em Alphaville.