A Urticária é uma das formas mais comuns de alergia cutâneas. Estudos mostram que entre 15% a 20% da população têm pelo menos um episódio agudo da doença em sua vida. Seus sintomas incluem o aparecimento na pele de placas vermelhas e sobrelevadas grandes, causando coceira.
A enfermidade costuma ter início súbito. Sua duração pode levar algumas horas ou persistir por dias. O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente. Em alguns casos pode ser necessário fazer uma investigação mais aprofundada das causas por meio de exames como o Teste Cutâneo de Leitura Imediata e o RAST.
O teste RAST é feito por meio de exame de sangue e pesquisa a presença de anticorpos IgE para identificar qual o agente que pode estar provocando a alergia. Já o Teste cutâneo de Leitura Imediata, também conhecido como Prick Test é um exame que se faz na superfície da pele usando o agente que se suspeita estar causando a alergia. O resultado pode ser obtido em cerca de 20 minutos: ele indica positivo para a alergia quando na pele surgir uma reação igual a da urticária.
Há muitas substâncias que podem provocar urticária nas pessoas predispostas a isso. Entre elas estão os alimentos (frutas, frutos do mar, castanhas, condimentos, chá, chocolate, produtos de laticínios), alguns medicamentos (antibióticos como penicilinas e sulfonamidas, ácido acetil-salicílico e antiinflamatórios não hormonais, morfina e codeína), hemoderivados, radiocontrastes. Infecções virais, doenças febris e picadas de abelha e vespa também podem despertar a alergia. O tratamento pode ser feito com medicamentos como anti-histamínicos e corticóides. Uma vez que se identifique a causa, deve-se evitar o contato com o agente desencadeante.
Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? Acesse nosso BLOG
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.