Logo

Gastroenterologia

2 minutos de leitura

Síndrome do intestino irritável: conheça suas causas, tratamento e como indentificar o distúrbio

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
JL
Dr. José Luiz Capalbo - Cirurgião do aparelho digestivo Atualizado em 22/05/2017

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um conjunto de sintomas localizados na região intestinal, mas que não correspondem necessariamente a uma lesão ou inflamação na mucosa do cólon.

Frequentemente ela é confundida, em razão de suas manifestações, com a intolerância à lactose ou ao glúten. O diagnóstico deve ser diferencial, para descartar problemas como intolerâncias, infecções e diferentes tipos de colite.

Quais os sintomas da síndrome do intestino irritável?

Além das cólicas, há a sensação recorrente de extensão abdominal (quando a pessoa sente inchaço na barriga após as refeições), alternâncias entre diarreia e prisão de ventre e, frequentemente, a sensação de evacuação incompleta após ir ao banheiro.

Os sintomas da SII podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças gastrointestinais. Mas se você os sentir com certa periodicidade, busque orientação médica. Sem tratamento, a síndrome pode causar transtorno em sua qualidade de vida.

Quais as causas da síndrome do intestino irritável?

Entre as principais causas, há um forte componente emocional ligado a grandes cargas de estresse e ansiedade. Nos momentos mais intensos, pode ocorrer agravamento dos sintomas.

Existem remédios e tratamento, mas a mudança de hábitos é essencial: reeducação alimentar, alternativas de descompressão emocional e reação ao estresse e adoção de atividade física.

Qual o tratamento para síndrome do intestino irritável?

Embora não exista um exame específico para diagnosticar a síndrome, é possível fazer testes para descartar outros problemas e doenças similares. Exames de sangue, culturas de fezes e até mesmo colonoscopias e outros exames de imagem podem ser necessários.

O objetivo do tratamento irá se concentrar em aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Além de mudanças no estilo de vida e alimentação, pode ser necessário incorporar suplementos de fibras e até mesmo antidepressivos leves como forma de gerenciar a ansiedade como gatilho da síndrome. Formulações específicas para lidar com sintomas como diarreia e gases também podem ser recomendadas.

O tratamento pode permitir que a pessoa tenha uma vida social e familiar mais saudável e com menos sofrimento. A síndrome do intestino irritável não causa danos permanentes e não propicia que uma doença grave, como o câncer, por exemplo, se instale.

Escrito por
JL

Dr. José Luiz Capalbo

Cirurgião do aparelho digestivo
Escrito por
JL

Dr. José Luiz Capalbo

Cirurgião do aparelho digestivo