O diabetes é uma doença que se caracteriza pelo elevado teor de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar que se produz quando os alimentos são digeridos no intestino. Porém, ela é melhor absorvida quando há presença de insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas. Algumas pessoas possuem deficiência na produção ou resistência na ação da insulina, o que leva a uma elevação da taxa de glicose no sangue.
Há dois tipos de diabetes:
Tipo 1 - ocorre destruição das células produtoras de insulina no pâncreas, provocado por anticorpos produzidos pelas próprias, cujas causas envolvem fatores genéticos e ambientais. Mundo comum aparecer na infância e adolescência.
Tipo 2 - é o mais comum e representa cerca de 90% a 95% dos casos. Em geral ocorre em adultos e está comumente associado a excesso de peso e obesidade.
"Em mulheres grávidas devemos nos preocupar também com o diabetes gestacional, pois no 2º trimestre de gravidez há um aumento da resistência à insulina e mulheres predispostas podem ter elevação da glicose no sangue, o que pode ter consequências para a mãe e o bebê. É recomendado que mulheres com algum fator de risco (e hoje a maior parte delas possui ao menos um) façam uma curva glicêmica ao redor da 24ª semana para avaliar essa condição" afirma Bruno Halpern, endocrinologista do Hospital 9 de Julho.
Diabetes tem cura?
Não. Mas a doença crônica pode e deve ser tratada para que o paciente viva muitos anos com qualidade. Uma perda de peso importante no tipo 2 pode fazer com que ele seja tão bem controlado que é praticamente como se a pessoa não possuísse o diabetes. Quando não tratado adequadamente pode resultar em outras doenças, como as que afetam a visão (retinopatia), o rim (nefropatia), os nervos (neuropatia periférica), o cérebro (acidente vascular cerebral) e o coração (infarto do miocárdio), entre outras.
O diagnóstico precoce, feito por meio de exame de sangue, é importante. Por isso, fique atento aos sintomas mais comuns:
-
Necessidade de urinar excessivamente;
-
Acordar diversas vezes à noite para ir ao banheiro;
-
Sede excessiva;
-
Aumento do apetite;
-
Perda de peso;
-
Fadiga;
-
Visão embaçada;
-
Ocorrência de infecções frequentes.
O tratamento do diabetes varia conforme o tipo, geralmente incluindo um estímulo à modificação de estilo de vida e perda de peso e uso de medicações apropriadas.
Leia também
Cirurgia para emagrecer
Como saber se estou obeso?
Diabetes é doença silenciosa, mas grave
Doenças da Hipófise
Hipertireoidismo
Hipotireoidismo
Obesos têm 83% mais chance de desenvolver doença renal crônica
O que é obesidade ?
Riscos da obesidade infantil
Transtornos do crescimento