Hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data – criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – visa conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação do estado geral de bem estar e qualidade de vida.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde discute um tema específico como uma prioridade na agenda internacional da OMS. Este ano, o tema escolhido foi o Diabetes.
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento do açúcar no sangue (glicose).
A Dra. Roberta Frota Villas Boas, endocrinologista do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de Julho, explica que, quando não tratado, o diabetes pode causar sequelas graves e, por vezes, irreversíveis ao organismo, como a cegueira ou a doença renal crônica.
Há dois tipos de Diabetes: Tipo 1 ocorre principalmente em crianças e adultos jovens e o Tipo 2, mais comum em adultos e está associado ao sobrepeso. "Nesses pacientes o excesso de gordura corporal atrapalha a ação da insulina resultando, com o passar dos anos, em hiperglicemia", afirma a especialista. No Diabetes Tipo 2, porém, há um agravante. Durante anos a pessoa pode não apresentar sintomas e, com isso, não procurar o tratamento adequado. A falta de tratamento faz com que a doença evolua com complicações, tanto no Tipo 1 quanto no Tipo 2.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.