O que são doenças inflamatórias intestinais? São doenças crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas. As principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.
Quais os principais sintomas? Nas formas mais leves, a pessoa pode sentir dores abdominais e alteração do hábito intestinal como diarreia ou constipação. Nas formas mais graves, dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza, aftas etc.
Quem tem mais disposição a ter essas doenças? Acredita-se que elas atinjam mais indivíduos geneticamente predispostos que adotam no estilo de vida o uso de medicamentos que transformam a imunidade e modificam a flora intestinal.
Essas doenças acometem mais jovens ou idosos? As doenças costumam acometer mais pacientes jovens, em fase ativa, principalmente a partir dos 30 ou 40 anos, mas também ocorrem em crianças e idosos.
Quais exames são usados para diagnosticar as doenças? Existem diversas formas, dependendo dos sintomas e da avaliação do médico. Exames como endoscopia digestiva alta e colonoscopia, de sangue e fezes, tomografia ou ressonância magnética do abdome podem ser necessários.
Como é o tratamento? Com medicamentos para reduzir a inflamação e a resposta imunológica. Alguns são utilizados quando os sintomas estão mais intensos e, outros, por tempo indeterminado para impedir que a doença volte. Medicamentos imunobiológicos, aplicados em forma de injeções com intervalos regulares, também podem ser indicados. A cirurgia de retirada de partes doentes do intestino pode ser uma opção, quando os medicamentos não surtem os resultados esperados ou quando há alguma complicação.