Logo

Neurologia

3 minutos de leitura

Dor no pescoço: o que é, quais suas causas e como diminuir a dor?

Nesse blog, o Dr. André Bianco, neurocirurgião do Hospital Nove de Julho, explica quais as causas mais comuns que levam à dor no pescoço e o que fazer.
AD
Dr. André de Macedo Bianco - Neurocirurgião Atualizado em 13/06/2022

Dormir de mau jeito ou, até mesmo, momentos de tensão numa rotina agitada podem provocar as tão incômodas dores no pescoço. Muito provavelmente todos vão passar por isso em algum momento da vida. As causas podem ser diversas: desde um torcicolo a algum problema de saúde mais grave, como uma artrite, por exemplo. Assim, é muito importante estar atento ao sinal e buscar orientação médica para avaliar o motivo da dor.

Quando a dor no pescoço está associada a outros sintomas, como formigamento, perda de força nos braços e mãos, dor no peito e dormência, a recomendação é a procura imediata por um atendimento médico.  

Nesse blog, o Dr. André Bianco, neurocirurgião do Hospital Nove de Julho, explica quais as causas mais comuns que levam à dor no pescoço e o que fazer para tratar. Confira a leitura completa para saber mais. 

Dor no pescoço, o que é?

Normalmente, o surgimento de uma dor no pescoço não representa gravidade, pois, na maior parte dos casos, é motivada por problemas posturais e tensão muscular, podendo, ainda, ser resultado de uma longa jornada de trabalho ou de condições inadequadas. 

Essas dores também podem ter relação com problemas mais graves, como hérnia de disco, meningite, infecções, problemas na coluna, amigdalite ou um tumor no pescoço. 

Dada a tamanha diversidade de motivos que podem causar esse sintoma, ele merece bastante atenção. Por isso, os sinais que perduram por mais de uma semana indicam a necessidade de ida a um médico para avaliação correta do quadro e indicação de um tratamento. 

Dor no pescoço, quais as causas?

Aqui listamos os principais motivos que podem provocar dor no pescoço. Veja quais são os mais comuns. 

Tensão muscular o estresse diário, uma postura inadequada após longas horas de trabalho ou dormir de mau jeito podem ocasionar o desconforto no pescoço. 

Torcicolo – de fácil identificação, o torcicolo pode surgir em consequência de má postura ao dormir ou, então, ao virar o pescoço muito rápido. 

Dor pós-traumas no pescoço – pancada na região do pescoço pode causar dores.  

Hérnia de disco cervical – essa é uma doença que acarreta o deslocamento do disco na região das vértebras, causando dor no pescoço, dormência e também dor nas mãos e braços. 

Artrite reumatoide - doença crônica autoimune que leva à dor nas articulações. 

Artrose – doença que gera desgaste na cartilagem das articulações da coluna e causa dores que refletem no pescoço. 

**
Meningite –** essa é uma doença grave, geralmente provocada por bactérias e vírus. 

**
Dissecção arterial -** conforme explica o Dr. André Bianco, “a dissecção arterial - lesão da parede arterial ocorre, geralmente, devido a um traumatismo no pescoço, como um acidente de carro em alta velocidade, manipulação quiroprática, hiperextensão do pescoço, ou espontânea. Lesão séria que pode provocar um AVC”.

Tumores – um câncer no pescoço pode apresentar como sintoma a dor no pescoço. Além disso, podem ter outros sintomas, como dificuldade de engolir e perda de peso. Ao perceber esses sinais, procure um atendimento médico. 

Como diagnosticar a causa da dor no pescoço?

Alguns sinais de alerta para busca de uma avaliação especializada: dor intensa pós trauma, dor que não melhora com analgesia habitual e dor intensa de instalação súbita. Após a avaliação e exame do paciente, o especialista poderá solicitar exames complementares como Raio X, tomografia e ressonância magnética.

Qual o tratamento para a dor no pescoço?

O tratamento é feito de acordo com a origem dos sintomas. De um modo geral, utiliza-se medicações para dor como analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxante muscular. Fisioterapia, TENS, liberação miofascial, acupuntura e fortalecimento da musculatura.

Para identificar as causas de dores de maneira precisa, o Hospital Nove de Julho possui o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional localizado no Centro de Medicina Especializada. No qual o paciente pode contar com atendimento de neurocirurgiões, anestesistas, fisiatras, neurologistas, cirurgiões bucomaxilofaciais entre outros especialistas, para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

No setor, além de consultas, é possível agendar exames médicos diversos com os melhores recursos tecnológicos. Quer saber mais sobre nosso Centro de Dor? Clique aqui 

Leia mais sobre temas relacionados em: Dormir melhor e Atividades físicas

Escrito por
AD

Dr. André de Macedo Bianco

Neurocirurgião
Escrito por
AD

Dr. André de Macedo Bianco

Neurocirurgião