A encefalite é a inflamação do tecido cerebral, geralmente causada por infecções virais, mas que também pode ser desencadeada por bactérias, fungos ou até mesmo por uma resposta autoimune do organismo. Apesar de rara, a doença é grave e exige um pronto atendimento, pois pode levar a sequelas neurológicas permanentes ou até mesmo à morte.
O que é encefalite?
Encefalite é uma condição neurológica caracterizada pela inflamação do cérebro. Essa inflamação pode causar uma série de sintomas, de leves a graves, podendo ser fatal em casos extremos. Entre as sequelas graves, podemos destacar:
- Deficiências motoras e cognitivas;
- Epilepsia;
- Problemas de fala e linguagem;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Alterações de comportamento.
A encefalite pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em crianças e adultos com sistema imunológico debilitado.
O que causa encefalite?
A causa mais comum da encefalite é a infecção viral, como o vírus do herpes simples, vírus da caxumba, vírus do Nilo Ocidental e o vírus Zika. Em alguns casos, a encefalite pode ser causada por bactérias, como o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae_._
Mais raramente, a doença pode ter origem autoimune ou ser um efeito colateral de alguns medicamentos.
Encefalite viral
A encefalite viral é a forma mais comum da doença. Os vírus geralmente infectam o cérebro diretamente ou através do sistema sanguíneo. Entre os vírus que podem causar encefalite viral estão:
-
Vírus do herpes simples (HSV-1 e HSV-2);
-
Vírus da caxumba;
-
Vírus do sarampo;
-
Vírus da rubéola;
-
Vírus da gripe;
-
Vírus do Nilo Ocidental;
-
Vírus Zika.
Dengue pode causar encefalite
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que, em casos raros, pode evoluir para encefalite. Os sintomas da encefalite por dengue são semelhantes aos da dengue clássica, mas podem incluir também:
- Alteração do nível de consciência;
- Confusão mental;
- Convulsões;
- Sonolência excessiva.
Encefalite autoimune
A encefalite autoimune é uma forma rara da doença que ocorre quando o sistema imunológico do próprio corpo ataca as células saudáveis do cérebro. Essa forma de encefalite pode ser causada por diversos fatores, como:
- Anticorpos anti-receptor de NMDA;
- Anticorpos anti-GAD;
- Anticorpos anti-VGKC.
Encefalite herpética
A encefalite herpética é uma forma grave da doença causada pelo vírus do herpes simples (HSV-1). O vírus pode infectar o cérebro diretamente ou através do sistema nervoso central. Os sintomas da encefalite herpética incluem:
-
Febre alta;
-
Dor de cabeça intensa;
-
Náuseas e vômitos;
-
Rigidez de nuca;
-
Confusão mental;
-
Alterações de comportamento;
-
Convulsões;
-
Perda de consciência.
Quais são os sintomas de encefalite?
Os sintomas da encefalite variam de acordo com a causa, a gravidade da doença e a idade do paciente. Os sintomas mais comuns incluem:
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa;
- Náuseas e vômitos;
- Rigidez de nuca;
- Confusão mental;
- Alterações de comportamento;
- Convulsões;
- Perda de consciência.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da encefalite é feito com base nos sintomas do paciente, exames físicos e neurológicos, exames de sangue e líquor (punção lombar). Alguns dos exames que podem ser realizados para ajudar no diagnóstico da encefalite incluem:
-
Tomografia computadorizada (TC);
-
Ressonância magnética (RM);
-
Eletroencefalograma (EEG);
-
Exames de sangue para detectar a presença de vírus ou bactérias;
-
Punção lombar para coleta de líquor (fluído cerebrospinal).
Encefalite tem cura? Qual é o tratamento?
Sim, a encefalite tem cura, mas o sucesso do tratamento depende de diversos fatores, como a causa da doença, a gravidade dos sintomas e a rapidez do diagnóstico.
Casos leves de encefalite viral podem se resolver espontaneamente, sem a necessidade de tratamento específico. Já casos mais graves, principalmente aqueles causados por vírus ou bactérias, exigem tratamento hospitalar com medidas de suporte e, em alguns casos, o uso de medicamentos específicos.
O tratamento da encefalite visa:
- Controlar os sintomas: antitérmicos para reduzir a febre, analgésicos para aliviar a dor de cabeça e anticonvulsivantes para prevenir ou controlar convulsões;
- Combater a causa da doença: antivirais para infecções virais, antibióticos para infecções bacterianas e imunoglobulinas para encefalite autoimune;
- Prevenir sequelas: fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia podem ser necessárias para ajudar o paciente a recuperar as funções motoras, cognitivas e de comunicação afetadas pela doença.
Qual médico procurar?
Se você suspeitar de encefalite, é crucial procurar atendimento médico imediato. Um neurologista é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar essa condição, já que é um especialista em questões relacionadas ao sistema nervoso.
Mas vale ressaltar que diagnóstico e tratamento adequados demandam a atenção de equipe multidisciplinar. É o que oferece o Centro de Dor e Neurologia do Hospital Nove de Julho, com atendimento de neurocirurgiões, anestesistas, fisiatras, neurologistas, cirurgiões bucomaxilofaciais, entre outros.
No mesmo espaço, é possível realizar exames com os melhores recursos tecnológicos. A eletroneuromiografia (ENMG), a eletroencefalografia (EEG), o exame de Potencial Evocado (Bera) são alguns destes recursos.