Logo

Gastroenterologia

2 minutos de leitura

Entenda a diferença entre os tipos de colite

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
JL
Dr. José Luiz Capalbo - Cirurgião do aparelho digestivo Atualizado em 09/04/2019

Por definição, colite é a inflamação do Cólon. Mas hoje em dia o termo é associado a diversas  causas. Cada uma delas é uma patologia diferente, com indicações distintas.

Em uma definição ampla, a colite é uma inflamação intestinal que causa ocorrências como a alternância entre diarreia e prisão de ventre. Entre os diversos tipos da enfermidade podem estar a colite ulcerosa, idiopática, isquêmica, amebiana e até a associada ao HIV; e ainda existem outras. Abaixo, falamos sobre algumas das mais comuns.

Alguns tipos de colite

Retocolite ulcerativa: pode ser grave e estar associada ao câncer colorretal. Manifesta-se na forma de ulcerações que podem se concentrar em uma determinada parte do cólon ou atingir toda a mucosa do órgão. Exige tratamento medicamentoso e obriga o indivíduo a fazer um acompanhamento criterioso e constante, devido ao risco de câncer.

Isquêmica: este tipo decorre da falta de irrigação sanguínea pontual. Leva a mucosa a apresentar palidez e, com a interrupção de irrigação sanguínea, causa lesões no cólon. Acomete, normalmente, quem tem doença arteriosclerótica e é mais comum em idosos. O tratamento consiste somente no controle e alívio de sintomas.

Pseudomembranosa: este tipo de colite é causado por uma bactéria oportunista que aparece após o uso prolongado de antibióticos, prática que pode matar a flora intestinal. Com isso, germes patogênicos podem aparecer, incluindo o Clostridium difficile, que pode levar à colite. O tratamento se faz por meio de antibiótico especifico para combater o Clostridium e, posteriormente, com a reposição da flora.

Sintomas e Diagnóstico
Com uma variada gama de causas, o tratamento bem-sucedido da colite depende de um correto diagnóstico que evite a confusão com doenças como a Síndrome do Intestino Irritável.

Entre os sintomas comuns estão:

Dor abdominal;
Alternância entre diarreia e prisão de ventre;
Presença de muco nas fezes;
Fezes com sangue;
Febre;
Desidratação;
Gases.

Tratamento
A indicação de medicamentos e suplementos será feita após a identificação correta da colite. Mas algumas recomendações para auxiliar o tratamento são evitar o consumo de alimentos crus e mastigar muito bem os alimentos.

É muito importante também aumentar a flora bacteriana comendo uma maior quantidade de alimentos probióticos como iogurtes e os leites fermentados, por exemplo.

Mas lembre-se: a indicação correta do tratamento é feita apenas pelo médico após diagnóstico.

Conteúdo originalmente publicado em 24/05/2017.

Escrito por
JL

Dr. José Luiz Capalbo

Cirurgião do aparelho digestivo
Escrito por
JL

Dr. José Luiz Capalbo

Cirurgião do aparelho digestivo