A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença potencialmente grave, mas tratável. Por isso, tanto o diagnóstico precoce, o tratamento correto com especialistas, quanto ter informações corretas sobre a doença são decisivos para manter a qualidade de vida do paciente.
A primeira reação de Isabelly Bueno ao descobrir que tinha Esclerose Múltipla foi buscar informação a qualquer preço. E, assim como a maioria das pessoas da sua idade foi encontrar referências na internet. No entanto, acabou se deparando com muitas notícias não confiáveis, tipos de tratamento que não existem, o que a confundiu ainda mais.
"Foi quando falei com meu médico e ele me indicou algumas fontes seguras sobre o assunto", afirma.
Engajamento pela doença
Após receber o diagnóstico de EM, Isabelly passou a falar abertamente sobre a doença no trabalho e também nas redes sociais. Lá encontrou várias pessoas que, assim como ela, tinham muitas dúvidas sobre os sintomas, o diagnóstico e, principalmente, o tratamento.
Foi aí que, após realizar diversas pesquisas, começou a se engajar e a escrever sobre a doença para que outros pacientes também pudessem se informar. " Para não entrar em desespero, procure fontes seguras sobre a doença".
Isabelly faz parte do grupo AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, que possui páginas no Facebook e Instagram.
Além disso, converse com especialistas e procure blogs e sites confiáveis. O Hospital 9 de Julho possui o blog Sua Saúde, com informações seguras sobre diversas patologias e tratamentos. Também possui no Centro de Medicina Especializada (CME) um Núcleo de Esclerose Múltipla com atendimento multiprofissional para atender os pacientes que necessitam de tratamento para controlar os sintomas, retardar a evolução da doença e ter uma qualidade de vida satisfatória.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.
Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla
A importância do diagnóstico
Você já ouviu falar de Esclerose Múltipla?
Com tratamento é possível conviver com a doença
Equipe multiprofissional é essencial no tratamento da Esclerose Múltipla