Logo

Coloproctologia

3 minutos de leitura

Fezes verde: o que pode ser?

Alteração na cor das fezes indica algum problema de saúde; saiba mais
Dra. Vanessa Cristina do Prado Quelhas - Cirurgiã do aparelho digestivo e proctologista Atualizado em 23/07/2024
fezes verde

Poucas pessoas têm o hábito de observar a cor, consistência e o cheiro das fezes. Mas estas características podem fornecer informações sobre a saúde do intestino e funcionar como um alerta precoce de problemas digestivos e deficiências nutricionais. No caso das fezes verdes, a questão pode envolver condições inflamatórias e até alimentação. Veja mais a seguir.

Qual é a cor normal das fezes?

Em geral, fezes consideradas saudáveis têm uma cor marrom, variando de tons mais claros a mais escuros. Essa coloração se deve à presença de uma substância chamada estercobilina, um pigmento produzido pelo fígado a partir da bile que participa do processo de digestão.

Fezes verde: o que pode ser?

Fezes com coloração esverdeada podem indicar que os alimentos estão passando muito rápido pelo intestino, sem tempo suficiente para serem totalmente digeridos. Isso faz com que a bile, substância que auxilia na digestão de gorduras e que é produzida pelo fígado, acabe não tendo tempo de ser processada adequadamente – como ela tem uma coloração esverdeada, isso se torna mais visível nas fezes.

O problema pode ser causado por problemas como diarreia provocada por alguma infecção intestinal (viral ou bacteriana) e doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn e colite ulcerativa).

Fezes verde escura

A principal causa de coloração esverdeada das fezes é o rápido trânsito intestinal, como falamos acima. Porém, outra causa relativamente comum de coloração esverdeada nas fezes, especialmente em tom mais escuro, é a alimentação.

O consumo excessivo de vegetais verde-escuros, como couve, brócolis e espinafre, entre outros, pode, sim, conferir um aspecto verde escuro às fezes. O quadro não é preocupante e a coloração volta ao normal uma vez que se diminua o consumo desses alimentos.

Fezes verde e problemas no fígado: qual é a relação?

Uma das substâncias que ajuda na digestão dos alimentos é a bilirrubina, produzida na bile e que tem uma coloração naturalmente esverdeada – mas que vai sofrer uma alteração na cor durante sua passagem pelo intestino.

Quando o trânsito intestinal está muito rápido, no entanto, a bilirrubina acaba não atuando de forma correta e sua coloração permanece verde, conferindo o tom esverdeado às fezes.

No entanto, vale ressaltar que problemas no fígado também podem causar fezes de coloração esbranquiçada.

Fezes verdes em bebês

Bebês com cólica podem ter fezes esverdeadas devido à rápida passagem do alimento pelo intestino. É comum também observar a presença de muco em bebês com cólica.

Se as fezes verdes vierem acompanhadas de outros sintomas, como febre, vômitos ou diarreia persistente, é importante consultar um pediatra para descartar qualquer problema de saúde.

Quando a cor das fezes é preocupante?

É sempre importante prestar atenção a qualquer mudança na cor e textura das fezes, especialmente se acompanhada de outros sintomas, como dor ou desconforto abdominal, perda de peso inexplicada e/ou mudanças nos hábitos intestinais.

Qual médico procurar?

Se você observar qualquer alteração na cor das fezes, especialmente se acompanhada de outros sintomas, é importante consultar um médico gastroenterologista. Ele poderá avaliar os sintomas, realizar um exame físico e solicitar exames complementares para determinar a causa da alteração, além de orientar sobre o tratamento adequado.

Agendar consulta

Escrito por

Dra. Vanessa Cristina do Prado Quelhas

Cirurgiã do aparelho digestivo e proctologista
Escrito por

Dra. Vanessa Cristina do Prado Quelhas

Cirurgiã do aparelho digestivo e proctologista