A fibromialgia pode ser considerada uma condição dolorosa generalizada e crônica. Segundo o Dr. Claudio Correa, coordenador do Centro da Dor e Neurocirurgia Funcional, a dor é a própria doença. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas envolvendo dor, fadiga, indisposição e distúrbio do sono. "Foi desconsiderada por vários anos e os pacientes não recebiam tratamento adequado", afirma o médico.
As mulheres são as maiores vítimas e, segundo a literatura médica, atinge 10 em cada 1 homem, especialmente entre a terceira e quinta década de vida.
Causas
Observa-se que diferentes fatores, isolados ou em conjunto, podem estimular o aparecimento ou agravamento da fibromialgia:
-
Doenças graves;
-
Traumas emocionais ou físicos;
-
Mudanças hormonais;
-
Infecção (um episódio de gripe, por exemplo)
Sintomas
Alterações no humor
Diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.
Dor
Tratamento
Para o tratamento da doença é importante uma abordagem multidisciplinar, ou seja, envolvendo vários profissionais de saúde, especialmente reumatologistas, neurologistas, fisiatras, ortopedistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e acupunturistas. Além de medicamentos, podem ser indicadas terapias nas áreas de medicina física (acupuntura, massagens, fisioterapia, hidroterapia, hidroginástica, RPG, Pilates, quiropraxia, etc.) e saúde mental (psiquiatria e psicologia).
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.