Logo

Cuide-se

2 minutos de leitura

Mamilo invertido: condição pode ter origem no nascimento ou ser adquirida posteriormente

É de extrema importância que pessoas com mamilo invertido adquirido sejam avaliadas por um mastologista
GA
Dra. Giovanna Azevedo Gabriele Carlos - Mastologista Atualizado em 04/03/2024

O mamilo invertido é um tipo de alteração na mama que pode afetar mulheres ou homens. Se surge na infância ou na adolescência, não costuma estar associada a problemas de saúde. Porém, se a inversão acontecer após o desenvolvimento mamário, pode estar relacionada a causas oncológicas ou infecciosas. 

O que é mamilo invertido?

Normalmente, os mamilos costumam apontar para fora, se sobrepondo à aréola das mamas. No entanto, em pessoas que apresentam inversão, o mamilo fica todo internalizado. Há ainda casos de retração, em que apenas parte do mamilo está puxada para dentro. 

Tais alterações podem ocorrer em uma ou em ambas as mamas, sendo congênitas ou adquiridas. 

Mamilo invertido congênito

O mamilo invertido congênito geralmente é diagnosticado pelo pediatra, uma vez que a criança já nasce com essa condição. Na maioria das vezes, é bilateral e está associado ao histórico familiar – ou seja, outras pessoas da família também nasceram assim. 

Existe tratamento para mamilo invertido congênito? 

Em geral, o mamilo invertido congênito é tratado com conduta expectante até a adolescência. É feito apenas um acompanhamento, porque a maioria dos casos acabam regredindo espontaneamente dentro desse período. 

Para os pacientes que não melhoram, existe o tratamento cirúrgico para remoção da fibrose (que é o que encurta os ductos retropapilares e contribui para a inversão do mamilo). 

Mamilo invertido adquirido

O mamilo invertido adquirido corresponde a casos em que o mamilo era projetado para fora, porém inverteu para dentro em algum momento. 

Mamilo invertido adquirido: o que pode ser?   

O mamilo invertido adquirido não costuma causar dor nas mamas e pode ser causado por diversos fatores, incluindo: 

  • Perda de peso importante; 
  • Infecções; 
  • Câncer de mama
  • Traumas locais (batidas); 
  • Processo de cicatrização após alguma cirurgia (de tórax, por exemplo).  

É normal ter mamilo invertido?

Existem casos de mamilos invertidos que são apenas uma queixa estética, e não funcional. Especialmente se a alteração é notada na infância ou na adolescência, não costuma haver motivos para preocupação. 

Mas, mesmo que a condição não esteja associada a complicações de saúde, pode-se indicar a cirurgia para solucionar o incômodo do paciente. 

Quando o mamilo invertido é preocupante?

É imprescindível que casos de mamilo invertido adquirido sejam investigados. Quando essa alteração surge após o desenvolvimento mamário, pode ter relação com causas infecciosas ou oncológicas que requerem tratamento. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de mamilo invertido é feito por meio do exame clínico associado à história pessoal do paciente. 

Para complementar o diagnóstico e guiar o tratamento, também podem ser solicitados exames adicionais – como ultrassom, mamografia, ressonância magnética e exames de sangue. 

Qual médico procurar?

O médico mastologista é o profissional mais habilitado para avaliar alterações nos mamilos e nas mamas de forma geral. 

O Hospital Nove de Julho dispõe do Núcleo da Mama, que reúne uma equipe de mastologistas e oncologistas clínicos que atendem em consultórios do Centro Médico e atuam em emergências do Pronto-Socorro.

Escrito por
GA

Dra. Giovanna Azevedo Gabriele Carlos

Mastologista
Escrito por
GA

Dra. Giovanna Azevedo Gabriele Carlos

Mastologista