A falta de sintomas faz com que muitos desconheçam a hipertensão arterial ou pressão alta. Segundo o Ministério da Saúde, 24,3% dos adultos brasileiros sofrem com a doença e, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 50% dos pacientes não sabem que são hipertensos. A Dra. Cláudia Bernoche, cardiologista do Hospital 9 e Julho, acredita que a informação é a melhor forma de se prevenir. Tire suas dúvidas abaixo:
O que é a hipertensão arterial?
Conhecida popularmente como pressão alta, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das doenças crônicas mais comuns na população e se caracteriza quando o resultado da medição for repetidamente superior a 140 X 90 mmHg em repouso.
Para que o resultado esteja mais próximo da realidade, a pessoa deve ter sua pressão aferida preferencialmente quando estiver em repouso por mais de 15 minutos.
Quais são os sintomas da hipertensão arterial?
Apesar de a maioria das pessoas não apresentarem sintomas, a pressão alta pode apresentar alguns sinais como: dor de cabeça, insônia, palpitações, cansar-se com facilidade, indisposição e tontura.
Quais são as causas da doença?
Na maioria, isto é, em mais de 90% dos casos, não podemos atribuir uma única causa diretamente relacionada à doença. No entanto a ocorrência de estresse emocional, sobrepeso, obesidade, alteração do colesterol, sedentarismo e presença de parentes com hipertensão podem atuar como fatores facilitadores.
Quais são as formas de prevenção contra a hipertensão arterial?
Alimentação saudável e exercícios físicos podem combater a pressão alta. Uma dieta com baixa ingestão de sal e exercícios regulares ajudam na prevenção.
Quais os tratamentos para a doença?
A hipertensão arterial sistêmica exige tratamento contínuo por meio do uso de medicamentos, controle de fatores de risco associados e mudanças no estilo de vida.
Quais são as consequências da hipertensão arterial não tratada?
Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto e insuficiência cardíaca, falência renal e, até, pode levar à cegueira.
O que é a "hipertensão do jaleco branco"?
Acontece quando o paciente apresenta aumentos dos níveis pressóricos apenas durante a consulta medica ou no ambiente hospitalar, possivelmente em consequência de estresse situacional. Enquanto em casa os seus níveis de pressão permanecem normais.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.