Logo

Cardiologia

1 minuto de leitura

Marca-passo pode salvar vidas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

Algumas doenças e mesmo o próprio processo de envelhecimento do corpo podem ocasionar alterações no ritmo cardíaco, provocando arritmias. "Quando o músculo cardíaco trabalha mais devagar do que deveria, um dos tratamentos indicados pode ser a colocação de marca-passo", explica o cirurgião cardiovascular do Hospital 9 de Julho, Roberto Costa.

Trata-se de um pequeno dispositivo que é implantado no corpo por meio de uma cirurgia durante a qual o paciente permanece sedado. O aparelho, que possui uma bateria e é ligado por eletrodos ao coração. Quando o marca-passo identifica que a pulsação do coração está mais lenta do que o previsto, ele libera um impulso elétrico que faz o músculo cardíaco se contrair. Há modelos de marca-passos diferentes e adequados para as necessidades de cada paciente. O aparelho de marca-passo fica sob a pele, geralmente na altura do peito. Na maioria dos casos, após a operação o paciente é levado à internação em apartamento, sem necessidade de permanecer na UTI.

Os pacientes que possuem marca-passo precisam fazer acompanhamento regular com o cardiologista para avaliar o desempenho do aparelho e prevenir eventuais problemas em seu funcionamento. Da mesma forma, é o médico que vai definir qual o momento mais adequado para a troca da bateria do aparelho cuja durabilidade depende da utilização do mesmo.

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? Acesse nosso BLOG

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico