Logo

Clínica da Mulher

4 minutos de leitura

Mastologista não trata apenas câncer de mama

Especialista cuida da saúde das mamas de mulheres e homens também
GA
Dra. Giovanna Azevedo Gabriele Carlos - Mastologista Atualizado em 04/03/2024

O mastologista é um especialista bastante conhecido por sua atuação no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Mas sua atuação também contempla uma série de outras condições que afetam essa região do corpo. Continue a leitura para saber mais sobre a atuação dele e quando é a hora de buscá-lo.  

O que é mastologia?

A mastologia é uma área da medicina que se especializou no cuidado e na manutenção da saúde das mamas. 

Quais condições o mastologista pode tratar?

O médico mastologista atende tanto mulheres como homens e é responsável pelo diagnóstico e tratamento de condições envolvendo a saúde das mamas. Confira algumas delas a seguir.  

Câncer de mama 

O câncer de mama ocorre quando é identificado um ou mais nódulos malignos em uma ou ambas as mamas. Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Tanto o tratamento cirúrgico como o diagnóstico são feitos pelo mastologista. 

E um dos instrumentos mais importantes para o diagnóstico precoce é justamente a mamografia, pois ela permite a detecção de pequenos tumores que ainda não são palpáveis em avaliação física. Por isso, é essencial manter esse exame em dia. 

Na verdade, podemos afirmar que hoje a mamografia é o principal exame na detecção de câncer de mama. Porém, nos casos em que as mamas são muito densas, além da mamografia, o médico deve solicitar a ultrassonografia de mamas para complementar o rastreamento. Assim, aumentam-se as chances de detecção de lesões nodulares. 

Uma vez diagnosticado, o câncer de mama pode ser tratado de diferentes formas, incluindo: 

  • Cirurgia; 
  • Quimioterapia; 
  • Imunoterapia; 
  • Radioterapia; 
  • Terapia-alvo. 

É essencial que cada caso de câncer de mama seja avaliado detalhadamente pelo mastologista e que a abordagem terapêutica considere as características individuais de cada paciente. 

Condições benignas 

Além do câncer de mama, há outras condições benignas que podem ser tratadas pelo mastologista. São elas: 

  • Mastalgia (dor nas mamas); 
  • Cistos mamários; 
  • Nódulos mamários; 
  • Mastite (inflamação das mamas); 
  • Ginecomastia (aumento das glândulas mamárias em homens);  
  • Polimastia (aumento do número de mamas em mulheres); 
  • Gigantomastia (mama extremamente grande em mulheres); 
  • Assimetrias mamárias. 

Quando procurar um mastologista?

O mastologista pode ser necessário em qualquer fase da vida: da infância à velhice. A recomendação, para mulheres e homens também, é que esse especialista seja consultado sempre que surgir algum desconforto ou anormalidade na região das mamas, independentemente da idade. 

Caso não haja sintomas ou alterações nas mamas, recomenda-se que as mulheres procurem um mastologista a partir dos 25 anos. 

Assim, o médico pode avaliar o risco individual da paciente de desenvolver câncer de mama com base na história pessoal e nos antecedentes familiares. 

Já a partir dos 40 anos, o ideal é que as mulheres consultem o mastologista e realizem a mamografia anualmente. 

Lembrando que esse acompanhamento de rotina também pode ser feito pelo ginecologista que, ao visualizar alguma alteração no exame de mamografia, encaminhará a paciente a um mastologista. 

Com qual frequência devo consultar o mastologista?

Se você é mulher, recomenda-se uma consulta inicial aos 25 anos para avaliação de risco para câncer de mama. A visita ao especialista deve se tornar anual a partir dos 40 anos.  

Qual é a importância do mastologista durante a gravidez e no pós-parto?

Durante a gravidez e o pós-parto, o mastologista pode avaliar a saúde das mamas e orientar sobre os cuidados e a preparação para a amamentação. Essa especialidade também está capacitada a cuidar de qualquer intercorrência ou dificuldade durante a amamentação, como problemas com os mamilos, mastites e abcessos mamários.  

Como é a primeira consulta com o mastologista?

Na primeira consulta com o mastologista, o médico irá colher informações sobre a saúde do paciente, seus hábitos de vida, medicamentos e hormônios que utiliza, cirurgias prévias, histórico de câncer na sua família, assim como possíveis queixas.  

Depois, o médico irá realizar o exame físico e solicitar exames necessários, sejam de rotina ou em busca de algum diagnóstico específico.  

Quais exames o mastologista costuma solicitar?

Os principais exames solicitados pelo mastologista são:  

  • Mamografia; 
  • Ultrassom de mamas; 
  • Ressonância magnética das mamas;  
  • Exames de sangue; 
  • Tomografia (se necessário e a depender do diagnóstico de cada paciente). 

Médico mastologista atende homens?

Sim. O médico mastologista é especialista na saúde das mamas. Os homens também possuem mamas e elas também podem adoecer. As principais queixas de homens são:  

  • Ginecomastia (aumento do volume mamário, acompanhada ou não de dor); 
  • Câncer de mama (nódulo mamário maligno). 

Mastologista no Hospital Nove de Julho em São Paulo

O Hospital Nove de Julho possui o Núcleo da Mama, um centro com mastologistas altamente qualificados para atendimentos de diversos convênios. Além disso, existe o Centro de Oncologia Dasa do Hospital Nove de Julho, em que mastologistas especialistas em câncer de mama recebem os pacientes em um ambiente totalmente diferenciado, pensado para proporcionar aos pacientes oncológicos uma experiência mais tranquila e acolhedora.

Escrito por
GA

Dra. Giovanna Azevedo Gabriele Carlos

Mastologista
Escrito por
GA

Dra. Giovanna Azevedo Gabriele Carlos

Mastologista