Logo

Alimentação

2 minutos de leitura

O que é fígado gorduroso?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 09/04/2019

Estranho pensar na gordura em um órgão, não? Sempre a relacionamos com aquele “pneuzinho” ao redor da cintura ou à barriguinha saliente, mas, sim, o fígado gorduroso existe e pode ser uma das barreiras para quem não consegue emagrecer.

Quem pode ter o problema?

Quando a gordura passa a se acumular no órgão é sinal de que algo não vai bem com o corpo. O fígado gorduroso (ou esteatose hepática) é mais comum em pessoas que têm sobrepeso, obesidade, ou a Síndrome Metabólica (conjunto de doenças como colesterol e triglicérides alterados, diabetes ou pressão alta, que aumentam os riscos de doenças cardíacas). O consumo excessivo de álcool também pode causar a doença.

Diagnóstico

Como a gordura pode se acumular por anos, algumas pessoas tomam conhecimento do problema mais tardiamente. Por isso, o acompanhamento médico periódico é fundamental em quem tem doenças crônicas, como as citadas acima.

Acontece que a esteatose, se não tratada, pode levar à hepatite gordurosa ou mesmo à cirrose, quando a função do fígado, um órgão vital, é comprometida.

Se você tem Síndrome Metabólica, é sedentário ou tem casos de fígado gorduroso na família, faça avaliações regulares e fique atento a essas dicas:

Menos gordura, mais saúde: deixe aquela picanha ou a pizza para de vez em quando. E o principal: faça boas escolhas alimentares todos os dias. Carnes magras, comidas integrais, vegetais e frutas são sempre uma boa pedida.

Mova-se: procure alguma atividade física que seja atrativa (assim você não desiste), mas também te permita sair do sofá.

Busque ajuda profissional: Para que você tenha mais resultado, sem lesões, é fundamental procurar um médico. O profissional vai lhe ajudar a definir qual exercício e intensidade é recomendado para o seu caso.

Muitas das doenças que desenvolvemos ao longo da vida têm causa ambiental e comportamental. Isso significa dizer que você pode sim ser o maior defensor da sua saúde.

Artigo originalmente publicado em 2017 e atualizado em 2019.

Leia mais:

Os benefícios de cada modalidade esportiva
É possível prevenir o câncer?
Sem agrotóxicos, orgânicos são a melhor opção para alimentação saudável
9 dicas para viver mais e melhor
Dicas de alimentação para quem tem fígado gorduroso

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico