Logo

Neurologia

3 minutos de leitura

Doença de Parkinson: sintomas, diagnóstico e tratamento

A doença de Parkinson é progressiva e com sintomas que podem causar um grande impacto na qualidade de vida do paciente
RD
Dr. Ricardo de Carvalho Nogueira - Neurologista Atualizado em 16/05/2023

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico crônico que afeta o sistema motor do corpo. Caracterizada sobretudo pela degeneração de células cerebrais produtoras de dopamina, essa condição provoca uma série de sintomas, entre os quais estão os tremores, a rigidez muscular, a lentidão dos movimentos e os problemas de equilíbrio.

Veja nesse blog, o que é a doença de Parkinson, quais os principais sintomas, as causas e como é feito o diagnóstico e o tratamento. Quem explica o tema é o Dr. Ricardo de Carvalho Nogueira, neurologista do Hospital Nove de Julho. Saiba mais na leitura completa. 

O que é a doença de Parkinson

Conforme explica o Dr. Ricardo de Carvalho Nogueira, “a doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central. Ela é caracterizada principalmente por tremores, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e problemas de equilíbrio. Sintomas esses que são provocados pela degeneração de células nervosas na região do cérebro conhecida como substância negra, que é responsável pela produção do neurotransmissor dopamina".

Quais são as causas da doença de Parkinson?

Embora não se tenha uma causa exata da doença de Parkinson, acredita-se que possa se tratar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais que contribuem para o desenvolvimento da doença. Entre as possíveis causas e fatores de risco estão:

  • Fatores genéticos;
  • Fatores ambientais;
  • Disfunção mitocondrial (estruturas responsáveis pela produção de energia nas células);
  • Acúmulo de proteína alfa-sinucleína.

A doença de Parkinson é uma condição complexa e multifatorial, e a interação entre fatores genéticos e ambientais ainda não é completamente entendida.

Quais são os primeiros sintomas de Parkinson?

Os primeiros sintomas da doença de Parkinson variam em cada caso e nem todas as pessoas apresentam os mesmos sinais. No entanto, existem alguns sintomas comuns que podem acontecer no começo da doença. Conheça quais:

  • Tremor;

  • Rigidez muscular;

  • Bradicinesia (lentidão no movimento);

  • Alterações na escrita;

  • Alterações na postura e equilíbrio.

Além disso, também podem surgir sintomas não motores, como perda de olfato, constipação, distúrbios do sono, alterações do humor (como depressão e ansiedade) e dificuldades cognitivas leves.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico da doença de Parkinson é realizado por um médico, normalmente por um neurologista, que avalia os sintomas clínicos. Embora não exista um exame específico para confirmar o diagnóstico, o médico irá realizar uma série de avaliações como histórico do paciente e sintomas. Ainda fará testes neurológicos e exames complementares como ressonância magnética cerebral, tomografia computadorizada (TC) ou outros exames de imagem.

Como aliviar os sintomas?

O tratamento da doença de Parkinson tem o objetivo de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. É importante ressaltar que cada caso é único, e o tratamento deve ser individualizado, baseado nos sintomas específicos e nas necessidades de cada pessoa. Geralmente, o tratamento da doença de Parkinson envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir:

  • Medicamentos;
  • Terapia Física e Reabilitação;
  • Terapia Ocupacional;
  • Fonoaudiologia;
  • Acompanhamento psicológico.

Além disso, também é indicado a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Cada caso de doença de Parkinson é único, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades de cada pessoa. É fundamental seguir as orientações e recomendações do médico especialista para obter o melhor controle dos sintomas e manter a qualidade de vida.

Hospital Nove de Julho

O setor de neurologia do Hospital Nove de Julho conta com especialistas e infraestrutura de ponta para o tratamento da doença de Parkinson desde o diagnóstico e todo o acompanhamento ao longo da vida.

Escrito por
RD

Dr. Ricardo de Carvalho Nogueira

Neurologista
Escrito por
RD

Dr. Ricardo de Carvalho Nogueira

Neurologista