A equipe de cirurgia vascular do Hospital 9 de Julho, liderada pelo Dr. José Resende Neto, Dr. Ruy Otávio Barbosa e Dr. Luiz Antonio Furuya está realizando no Hospital 9 de Julho uma técnica cirúrgica para o tratamento de aneurismas complexos de aorta toracoabdominal, com próteses ramificadas e fenestradas.
Como essas próteses necessitam de um processo de produção em torno de 90 dias, seria inviável esperar esse tempo já que uma parcela dos casos demanda um atendimento emergencial. Para atender a esses casos a equipe desenvolveu a técnica de customização de endopróteses, na bancada cirúrgica (bench fenestration).
As vantagens da técnica é que a equipe tem a possibilidade de atender emergências e ajustar a customização da prótese à anatomia do paciente. "Esse processo exige planejamento adequado, boa angiotomografia inicial (o H9J tem equipamento de angiografia de 128 canais), bom programa de processamento de imagem médica (Terarecon) e sala híbrida", afirma o Dr. Ruy Otávio.
"Com equipe altamente especializada e treinada, com capacidade técnica que poucas equipes possuem", completa o Dr. Luiz Antonio.
Casos eletivos
Nos casos eletivos em que é possível esperar a produção da prótese customizada pela indústria, a equipe é uma das poucas autorizadas a realizar esse procedimento no Brasil.
"O diferencial do H9J é ter o ambiente e a equipe, podendo oferecer algo a mais com sucesso", afirma o Dr. Luiz Antonio. A equipe - que conta também com o Dr. Ruy Barbosa e do Dr. Saulo di Tarso Batista Rocha Leão - já realizou o procedimento em mais de 25 casos nos últimos dois anos.
Indicação
Aneurisma de aorta toracoabdominal,
Aneurisma de aorta justa real;
Aneurisma de aorta Transrenal;
Aneurisma de aorta Intrarenal com colos curtos e
Urgência e emergência e casos eletivos
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.