Procedimento é considerado não invasivo e é utilizado para analisar várias partes do organismo
Diversas condições de saúde podem ser avaliadas a partir da tomografia computadorizada, que é capaz de fornecer imagens detalhadas e precisas das estruturas internas do corpo. E, além de ser útil para diagnósticos, ela também pode auxiliar na programação de procedimentos cirúrgicos.
O que é tomografia?
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que permite visualizar as estruturas internas do corpo de maneira bastante detalhada e precisa. Esse procedimento é realizado por meio de raios X e ajuda a avaliar regiões como cabeça, tórax, abdômen, coluna, membros superiores e membros inferiores.
Diferentemente da radiografia comum, que mostra uma imagem plana, a tomografia produz cortes transversais (ou "fatias") em ângulos distintos, possibilitando a visualização da anatomia de forma tridimensional.
Como a tomografia é feita?
Durante a tomografia, o paciente se deita em uma maca e deve permanecer imóvel. Essa maca entra e sai do tomógrafo, um grande equipamento semelhante a um túnel, enquanto um tubo de raios X se movimenta ao redor do indivíduo para gerar as imagens. Depois, tais imagens são processadas em um computador com o auxílio de um software.
Em algumas situações, pode ser feita a tomografia com contraste. O meio de contraste é à base de iodo, sendo administrado por via oral ou por via intravenosa. Esse recurso é empregado principalmente para visualizar os vasos sanguíneos com mais nitidez.
O tempo para realizar a tomografia computadorizada varia entre 5 e 10 minutos, de acordo com o protocolo para cada exame.
Quando a tomografia é indicada?
A tomografia pode ser solicitada com o intuito de investigar uma série de condições distintas, permitindo que os médicos avaliem lesões, tumores, infecções, danos após episódios de trauma e alterações ósseas, por exemplo.
Além disso, a tomografia computadorizada ajuda a guiar procedimentos terapêuticos feitos por especialistas em radiologia intervencionista. Nesse sentido, o exame é capaz de contribuir para a condução de ablações, biópsias, drenagens, embolizações e implantes de cateter.
Há também casos em que a tomografia integra o exame PET Scan (ou PET-CT), que é composto pela tomografia computadorizada e pela tomografia por emissão de pósitrons. A realização conjunta desses procedimentos é especialmente útil para a detecção, o estadiamento e o tratamento de cânceres, para avaliação de pacientes que já sofreram infarto e para análise minuciosa da função cerebral.
Quais condições o exame pode detectar?
A tomografia computadorizada pode auxiliar no diagnóstico de condições variadas em muitos locais do organismo. A seguir, veja mais detalhes sobre algumas das principais modalidades desse exame:
Tomografia de cabeça
A tomografia de cabeça, também chamada de tomografia do crânio, abrange os ossos do crânio, o cérebro e estruturas próximas (incluindo os seios paranasais e os olhos). Ela é útil para diagnosticar condições como AVC (acidente vascular cerebral), traumatismo craniano, tumores, hidrocefalia, infecções, aneurismas, doenças neurodegenerativas e malformações.
Tomografia abdominal
Por meio da tomografia abdominal, é possível examinar tecidos, vasos sanguíneos e vários órgãos: fígado, estômago, baço, rins, pâncreas, intestino e bexiga. Entre as condições que podem ser identificadas com o auxílio desse exame, estão: cálculos renais ou vesicais, inflamações, infecções, doenças inflamatórias intestinais, aneurisma da aorta abdominal e tumores.
Tomografia da coluna
A tomografia de coluna possibilita a avaliação de ossos, articulações e tecidos moles da coluna. O exame é capaz de detectar diversas condições que acometem essa região do corpo, a exemplo de tumores, infecções e hérnias.
Tomografia do tórax
Na tomografia do tórax, visualiza-se a caixa torácica, onde ficam o pulmão e o coração. Esse exame pode ser importante em contextos de urgência vascular (como embolia pulmonar e ruptura de aneurisma aórtico), de tumores e de complicações de infecções (como Covid-19 e pneumonia).
Centro de Diagnósticos no Hospital Nove de Julho
O Centro de Diagnósticos do Hospital Nove de Julho é um dos mais bem estruturados de São Paulo. O serviço dispõe de equipamentos de última geração, sendo capaz de oferecer precisão e agilidade nos resultados, além de contar com diversos profissionais altamente qualificados para atender os pacientes.