Profissional é capacitado a cuidar de problemas no trato urinário de homens e mulheres
A saúde do trato urinário é um assunto de grande importância que, muitas vezes, não recebe a devida atenção. O profissional que se dedica ao cuidado dessa região do corpo é o urologista, um médico que é comumente procurado por homens principalmente para cuidar da próstata, mas que também atende mulheres.
Além de cuidar de problemas urinários em homens e mulheres, o urologista também desempenha um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças graves, como o câncer de próstata. Veja a seguir quando é hora de buscar uma consulta com esse especialista e quais condições ele pode avaliar e diagnosticar.
O que é urologia?
A urologia é a especialidade médica que se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário de homens e mulheres. Isso inclui órgãos e estruturas como rins, ureteres, bexiga, uretra e ureter.
Além disso, o urologista também é capacitado a cuidar do sistema reprodutor masculino, sendo muito procurado por eles para avaliar a saúde ou problemas no pênis, nos testículos e na próstata.
Quais condições o urologista pode tratar?
O urologista é mais conhecido por cuidar do sistema reprodutor masculino, mas ele também é especializado no sistema urinário de homens e mulheres. Nesse sentido, as condições que ele pode avaliar e tratar (em ambos) são:
· Cálculos renais;
· Tumores nos rins ou na bexiga;
· Infecções nos rins ou na bexiga;
· Incontinência urinária masculina e feminina;
· Próstata aumentada (crescimento benigno da glândula);
· Câncer de próstata;
· Infertilidade masculina;
· Problemas de ereção e impotência masculina;
· Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
· Esterilização masculina;
· Doenças da glândula adrenal.
Urologista atende mulheres?
Sim, o urologista também atende mulheres. Embora muitos associem o urologista ao médico que cuida apenas de homens, as mulheres também podem procurar este especialista quando enfrentam problemas urinários.
Infecções urinárias recorrentes, incontinência urinária e pedras nos rins são exemplos de condições que acometem o público feminino e que são tratadas pela urologia. Em algumas situações, o urologista pode trabalhar em conjunto com o ginecologista para oferecer um tratamento mais completo às pacientes.
Urologista cuida dos rins?
Sim, o urologista também é capacitado a cuidar dos rins e tem um papel importante no cuidado desses órgãos, especialmente em casos como cálculos renais e insuficiência renal – quando pode trabalhar em conjunto com um nefrologista para oferecer um tratamento mais completo.
É importante esclarecer, no entanto, que o nefrologista é o médico responsável por avaliar doenças inflamatórias e autoimunes relacionadas aos rins.
Quando procurar o especialista?
No caso dos homens, em geral, recomenda-se que adolescentes, indivíduos no início da vida sexual e após os 45 anos façam consultas de rotina com o urologista.
Além disso, há alguns sintomas (que podem ocorrer em homens e mulheres) que devem ser investigados por esse especialista:
· Sangramento na urina;
· Dificuldade para urinar;
· Perda de urina involuntária;
· Dor para urinar;
· Dor lombar de um lado só;
· Caroços palpáveis nos testículos;
· Lesões no pênis;
· Sangramento no esperma.
O que o urologista faz na primeira consulta?
A primeira consulta no urologista não costuma ser diferente de uma consulta com qualquer outro médico. Em geral, o especialista coleta informações sobre o histórico familiar e individual do paciente, questionando quais são os medicamentos utilizados regularmente e se já foi feita alguma cirurgia.
O urologista também irá perguntar se o indivíduo tem alguma queixa específica e irá conduzir um exame físico (que inclui as regiões abdominal, suprapúbica e pélvica; e, nos homens, em alguns casos, o toque retal para apalpar a próstata), para então solicitar os exames necessários.
Quais exames o urologista costuma pedir?
O pedido de exames pode variar de acordo com a queixa e o histórico de cada paciente. Os procedimentos mais comuns incluem:
· Ultrassom de vias urinárias;
· Tomografia de abdômen;
· Tomografia de pelve;
· Exames de sangue (que medem, por exemplo, os níveis de ureia, creatinina, PSA e testosterona, entre outras substâncias);
· Exames de urina.
Qual é a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata?
Embora não seja o tipo de câncer que mais mata os homens no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens (perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma).
Quando descoberto de forma precoce, a chance de cura chega a 90%; no entanto, estudos estimam que apenas 20% dos diagnósticos sejam feitos nos estágios iniciais da doença.
A resistência que muitos homens têm de ir ao médico ou ainda o preconceito em relação ao exame de toque retal são alguns dos desafios para mudar esse cenário. Dados do Ministério da Saúde, por exemplo, mostram que menos de 40% dos homens com mais de 50 anos realizaram exame de próstata em 2023.
Por isso, todos os anos, a campanha Novembro Azul incentiva homens a cuidarem da própria saúde e realizarem exames de rotina, ações que contribuem para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e para tratamentos menos invasivos.
Urologia no Hospital Nove de Julho
O atendimento de urologia no Hospital Nove de Julho conta com uma estrutura completa para consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de uma equipe de especialistas altamente qualificada, com médicos urologistas prontos para acolher e orientar os pacientes em todas as etapas de seu tratamento.
Entre os diferenciais do serviço de urologia do hospital estão as cirurgias urológicas minimamente invasivas, realizadas com sistema robótico e indicadas no tratamento do câncer de próstata.