O verão é a época do ano mais quente e mais alegre. No entanto, é também um período comum para algumas doenças. Segundo a enfermeira do Trabalho do Hospital 9 de Julho, Flávia Rodrigues, com algumas dicas é possível manter a saúde mesmo nos dias mais quentes.
Protetor solar
Use todos os dias, mesmo se não for para a praia ou piscina. Escolha boas marcas e um fator de proteção adequado ao seu tipo de pele. Não se esqueça dos óculos escuros com proteção UVA/UVB, chapéu ou boné.
Alimentação
No verão, evite alimentos gordurosos e de digestão lenta. Abuse de verduras, legumes e frutas. Cuidado com alguns alimentos que são foco de bactérias no calor como, por exemplo, maionese e ovos crus. E não se esqueça: beba muita água.
Beba água, hidrate-se!
Um copo de água a cada hora hidrata e revigora. Mais ou menos 2,5 litros por dia, seguindo a regra de hidratação no verão. Adote uma garrafinha e leve com você onde for, abastecendo sempre.
Conjuntivite
Lave sempre as mãos e evite coçar os olhos. Se os sintomas aparecerem, não compartilhe toalhas e travesseiros. Evite piscinas não tratadas e praias impróprias para banho. Evite piscinas não tratadas e praias impróprias para banho.
Foco de mosquitos
Elimine todos os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, trasmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Não deixe água parada em nenhum recipiente. Use repelentes, mosquiteiros e telas em janelas para afastar mosquitos. Aos primeiros sintomas (dores no corpo, inchaço nas articulações, manchas, coceira, febre), procure logo um médico.
Micoses
Evite micoses secando bem a pele, mantendo roupas e toalhas secas e usando calçados bem ventilados. Por causa do calor e da umidade, micoses são comuns no verão.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.