Cirurgia do Aparelho Digestivo
O que é Cirurgia do Aparelho Digestivo? - Hospital Nove de Julho
A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos, as doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus. "Isso inclui também as glândulas anexas como fígado e pâncreas e as vias biliares", explica o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Nove de Julho Dênis Pajecki.
Cirurgia do Aparelho Digestivo - Hospital Nove de Julho
O Hospital Nove de Julho tem grande tradição nessa especialidade e conta com uma equipe de cirurgiões altamente capacitada para os mais diversos procedimentos. A instituição possui também excelente infraestrutura e recursos tecnológicos avançados para diagnóstico e cirurgias, incluindo aquelas de Alta Complexidade.
"O H9J foi pioneiro na videolaparoscopia no início dos anos 1990 e, a partir do início dos anos 2000, em procedimentos diagnósticos como a ecoendoscopia e a cápsula endoscopia", afirma Pajecki. A ecoendoscopia é uma modalidade de endoscopia associada à ultrassonografia, o que melhora a capacidade de diagnósticos em órgãos como esôfago, estômago, pâncreas e vias biliares. A cápsula endoscopia, por sua vez, é feita com auxílio de uma minúscula capsula integrada a uma câmera que ajuda no diagnóstico de doenças do intestino delgado.
O hospital também conta com a tecnologia robótica. "Ela é muito eficiente em cirurgias bariátricas e do esôfago, por exemplo, pois agrega avanços tecnológicos de imagem e de precisão de movimentos na hora do procedimento, proporcionando melhores resultados no tratamento e recuperação mais rápida ao paciente", diz Pajecki.
Outro diferencial do Hospital 9 de Julho é a equipe multidisciplinar formada por cirurgiões, endoscopistas, gastroenterologistas clínicos, hepatologistas, endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras, oncologistas, nutricionistas e nutrólogos, entre outros. Essa abordagem ampla permite melhor tratamento dos casos de doenças digestivas de Alta Complexidade.