É a área da medicina que estuda o trato digestivo e as doenças que o atingem. Isso inclui desde patologias simples até as mais graves e de Alta Complexidade , como a cirrose a o câncer do aparelho digestivo.
"O aparelho digestivo compreende desde a boca até o ânus. Entretanto, a gastroenterologia exclui a cavidade oral da sua área de atenção, já que ela é objeto de estudo e tratamento de outros especialistas, como o cirurgião dentista e o cirurgião bucomaxilofacial", afirma o gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital 9 de Julho, José Capalbo.
A Gastroenterologia pode ser dividida em Gastroenterologia Clínica e em Cirurgia do Aparelho Digestivo e inclui diversas subespecialidades. Entre elas está a Coloproctologia, que trata das doenças do intestino grosso e das chamadas patologias orificiais do canal anal. Outra subespecialidade é a Hepatologia, que estuda e promove o tratamento das doenças do fígado. "Na área da Gastroenterologia também estão os tratamentos cirúrgicos para hérnias umbilicais, epigástricas, inguinais e incisionais. Essa última é aquela que ocorre como consequência de cirurgias como, por exemplo, uma cesariana em que há ruptura dos pontos", diz Capalbo.