Sentir a boca amarga pode ser uma sensação bastante incômoda e também pode representar um sinal de alerta que merece atenção. Embora possa ser causado por algo considerado mais simples com uma má higiene bucal, a sensação de boca amarga também pode ser causada por problemas no fígado, por exemplo. Além disso, há uma dúvida bastante comum e uma pergunta recorrente: boca amarga pode ser? A resposta é que essa característica não é um dos sinais do câncer de boca.
No entanto, ainda assim, por outros motivos, é fundamental que ao notar sintomas relacionados à saúde bucal, o médico seja procurado para uma avaliação e o diagnóstico correto. Quanto antes uma lesão na boca for tratada, maiores e melhores são as chances para o paciente.
Nesse blog entenda quais são as principais causas do amargo na boca, como prevenir e como tratar. Quem explica o assunto é o Dr. Manoel Carlos Leonardi, oncologista clínico do Hospital Nove de Julho. Saiba mais!
Boca amarga: o que pode ser?
Sentir um sabor amargo na boca pode ter vários motivos, que podem ir, por exemplo, desde a má higiene até algo mais grave como um problema no fígado. Até mesmo o uso de cigarros pode alterar o paladar e fazer com que a pessoa fique com a boca amarga. Veja a seguir os principais motivos que podem causar esse sintoma.
- Má higiene bucal – na maior parte dos casos, sentir a boca amargar está relacionado com problemas de higiene oral, que facilita o acúmulo de bactérias nos dentes, gengiva e placas bacterianas na língua.
- Boca seca - a também chamada de xerostomia provoca a boca amarga, pois causa a pouca produção de saliva.
- Gengivite – o processo inflamatório causa a sensação de boca amarga.
- Gravidez – Devido à mudança hormonal há uma alteração no paladar da gestante provocando o gosto amargo.
- Medicamentos – determinados tipos de medicamentos podem causar esse sintoma.
- Disfunções gástricas - problemas gástricos que provocam refluxo podem causar amargor na boca.
- Doenças do fígado – o mau funcionamento do órgão pode causar amargor na boca.
- Problemas respiratórios – infecções como rinites e sinusites podem causar o sintoma.
Como prevenir boca amarga?
Em caso frequente de sentir a boca amarga é necessária uma avaliação médica e também de um dentista. Alguns hábitos diários, no entanto, podem ajudar a prevenir o amargor na boca.
- Tenha boa higiene bucal;
- Evite comidas gordurosas, principalmente à noite;
- Passe por uma consulta médica;
- Beba água;
- Melhore a hidratação em casos de gripes e problemas respiratórios;
- As gestantes podem comer picolé para aliviar o sintoma, que tende a desaparecer logo.
Qual doença pode deixar a boca amarga?
Além dos motivos listados como causa do amargo na boca, algumas doenças podem provocar esse sintoma, veja as principais.
- Refluxo gastroesofágico;
- Hepatite, cirrose ou fígado gordo;
- Sinusite, resfriado e infecções;
- Cetoacidose diabética;
- Síndrome da boca ardente;
- Síndrome da boca de pinho.
Quando devo procurar um médico?
Por apresentar uma ampla lista de possibilidades de causas, ao surgir o sintoma frequentemente, busque avaliação médica.
Hospital Nove de Julho
Os Centros de Oncologia do Hospital Nove de Julho e de Alphaville contam com consultas com especialistas nos mais diversos tipos de câncer e exames, além de um prédio exclusivo para consultas ambulatoriais no Centro de Medicina Especializada (CME).