Logo

Dermatologia

1 minuto de leitura

Coceira na pele é sintoma da dermatite atópica

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória da pele, de caráter crônico e recidivante (ou seja, que se repete). Ela se caracteriza por prurido (coceira) intenso e lesões na pele. Em 85% dos casos esse tipo de alergia cutânea tem seus primeiros episódios ainda na infância.

As lesões se manifestam por vermelhidão na pele (eritema), que também pode apresentar pápulas e vesículas (que se assemelham a bolhas e feridas). "O surgimento de escamas e crostas, principalmente em região de dobras como em membros superiores, na frente dos cotovelos e atrás dos joelhos e pescoço também é comum. Frequentemente o paciente apresenta ao mesmo tempo alergias respiratórias como asma e rinite alérgica", explica a alergologista do Hospital 9 de Julho Camila Luizetto de Lima.

O diagnóstico é feito essencialmente pela análise clínica do paciente mas, assim como nos demais tipos de alergia, podem ser necessários exames laboratoriais.

"As causas da dermatite atópica não estão totalmente esclarecidas e tem sido demonstrada interrelação complexa envolvendo fatores genéticos, imunitários, ambientais, psicossomáticos, farmacológicos e alteração da própria estrutura da pele", diz a alergista.

Para prevenir a manifestação da enfermidade deve-se evitar banhos quentes e prolongados, uso excessivo de sabonetes e banhos em piscina clorada. Também é preciso cuidado na escolha de cosméticos emolientes, como cremes e hidratantes. "Ambientes com ar condicionado, com muita poluição aérea ou baixa umidade do ar também podem despertar a alergia. O ato de friccionar muito a pele e o uso de determinados tipos de medicações (como os retinóides), além de estresse e contato com produtos químicos (como os de limpeza) podem piorar o quadro", afirma Camila.

Segundo ela, os pacientes com DA devem tomar banhos rápidos e com água em temperatura morna. Na hora de escolher o sabonete, o ideal é optar pelos neutros, sem fragrâncias ou corantes em sua composição.

Para agendar consulta com um especialista acesse o Nav Dasa.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico