Logo

Ortopedia

3 minutos de leitura

Dedo em gatilho: saiba o que é e como tratar a tenossinovite estenosante

A sensação dolorosa tem tratamento e pode ser curada na maior parte dos casos
MT
Dra. Marina Tommasini Carrara de Sambuy - Ortopedista Atualizado em 24/08/2022

Você já ouviu falar em dedo em gatilho? Essa é uma situação em que ocorre o travamento do dedo numa posição dobrada, provocada por uma inflamação do tendão do dedo. Curioso, não é mesmo?

Essa inflamação crônica faz com que o dedo fique dobrado mesmo que a pessoa queira movimentá-lo, e isso ocasiona bastante dor. A boa notícia é que a doença, na grande parte dos casos, tem cura quando tratada da maneira correta. 

Neste blog, a Dra. Marina Tommasini Carrara de Sambuy, do Hospital Nove de Julho, explica o que é, os principais sintomas e como tratar. Leia a matéria completa e saiba mais! 

O que é dedo em gatilho?

O dedo em gatilho, dedo engatilhado ou tenossinovite estenosante, como conhecido, é um problema que afeta a excursão dos tendões do dedo.  A Dra. Marina Tommasini Carrara de Sambuy explica que “trata-se de uma inflamação no tendão, que impede o deslizamento normal do tendão dentro do seu "túnel" (sistema de polias localizado em todo dedo). Essa inflamação torna o tendão largo e espessado. A dificuldade de passagem do tendão dentro do túnel produz um estalo audível, semelhante ao apertar de um gatilho, daí o nome popular da doença. Em estágios avançados, o dedo permanece travado na palma da mão, não sendo possível mover o dedo do lugar, o que causa muita dor. Nestas circunstâncias, devemos tratar rapidamente para evitar sequelas". 

Leia também sobre causas comuns que afetam quem pratica esportes. 

Quais são os sintomas?

Os dedos mais comumente afetados são os polegares, médios e anelares, embora possa acometer qualquer um deles. 

Os sintomas mais comuns do dedo em gatilho são: 

  • inchaço no dedo;

  • dor intensa nos dedos e na palma da mão;

  • limitação dos movimentos do dedo;

  • enrijecimento do dedo;

  • dedo dobrado que causa um estalo parecido com um gatilho;

  • sintomas acentuados na parte da manhã;

  • travamento do dedo em uma posição;

  • dificuldade para segurar objetos.

Quais são as causas de tenossinovite estenosante?

Embora a causa do dedo em gatilho seja desconhecida, ele é bastante frequente em pessoas com diabetes e artrite reumatoide. Além disso, pode também ser fator de propensão ao surgimento dessa condição o movimento repetitivo das mãos, como atividades laborais com uso de tesouras pesadas.

Tratamento para dedo em gatilho

Após o médico examinar o paciente e diagnosticar o dedo em gatilho, ele pode indicar qual o melhor tratamento para o caso. Para isso, podem ser recomendados: 

Fisioterapia e Medicamentos 

Conforme explica a Dra. Marina Tommasini Carrara de Sambuy “tanto o tratamento medicamentoso como a fisioterapia estão indicados na fase inicial da doença com o objetivo de diminuir a inflamação do tendão e consequentemente impedir o travamento do dedo, reestabelecendo a excursão normal do tendão dentro de seu sistema de polias".

Infiltração 

A médica acrescenta que “com base no objetivo acima, também é possível realizar, em alguns pacientes, uma infiltração de corticoide no local inflamado. Este é um procedimento rápido, realizado no próprio consultório médico, pelo especialista em Cirurgia da Mão e, em alguns casos, soluciona definitivamente o problema".

Cirurgia 

“Quando o tratamento conservador acima não resolve, indicamos o tratamento cirúrgico. A cirurgia é realizada por uma pequena incisão na palma da mão e abertura da polia que está causando o travamento do tendão. Pode ser realizado em Hospital-dia, onde o paciente se interna de manhã e tem alta à tarde", explica Dra. Marina Tommasini. 

Cirurgia de Mão Hospital Nove de Julho

O Hospital Nove de Julho conta com um serviço exclusivo em Cirurgia da Mão. Essa é uma especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos ou clínicos, as enfermidades relacionadas a esse membro, como: doenças ósseas, inflamatórias, degenerativas, traumas, tumores, lesões de tendões, nervos e deformidades. 

O setor conta com médicos especialistas em Cirurgia da mão e Microcirurgia reconstrutiva, equipe de retaguarda com atendimento disponível 24 horas por dia; profissionais referenciados e titulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão com infraestrutura e recursos tecnológicos avançados para o diagnóstico e cirurgias, inclusive as mais complexas.

Escrito por
MT

Dra. Marina Tommasini Carrara de Sambuy

Ortopedista
Escrito por
MT

Dra. Marina Tommasini Carrara de Sambuy

Ortopedista