As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas têm incidência crescente em países ocidentais e, acredita-se, que o estilo de vida e o uso de alguns medicamentos modificam a flora intestinal.
Essas doenças têm múltiplas facetas, além de um tratamento complexo. "Um único profissional de saúde pode ser insuficiente para alcançar excelência no tratamento", garante o Dr. Mateus Azevedo, gastroenterologista e coordenador do Centro de Doença Inflamatória Intestinal (CDII).
Veja os motivos:
Como as doenças acometem os intestinos, a dieta é fator fundamental para o bom controle da doença, assim como a manutenção de um estado nutricional adequado. Daí a importância da avaliação e participação ativa do médico nutrólogo e da equipe de nutricionistas.
Como a doença tem impacto direto no dia a dia do paciente e em suas atividades habituais, seja lazer, trabalho, convívio familiar etc, o acompanhamento com a equipe de psicologia é essencial para garantir qualidade de vida, ajudando no tratamento do paciente.
Muitas vezes o paciente necessitará de infusões de medicamentos injetáveis parenterais ( imunobiológicos). Para isso, contará com o apoio de toda a equipe do Centro de Infusão do H9J.
Todas as outras necessidades também devem ser atendidas: auxílio na marcação de exames que são realizados rotineiramente; dúvidas quanto a medicações; bom controle de dores crônicas que eventualmente possa desenvolver; controle de comorbidades; auxílio do cuidado de ostomias e feridas. Tudo isso é oferecido pelo Centro de Medicina Especializada do H9J.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.
Veja outros temas:
Até 50% das doenças intestinais tem causa psicológica
Cansaço e aftas podem ser sinais da Doença de Crohn
Colite provova diarreia e prisão de ventre
Doença inflamatória intestinal pode levar a desnutrição
Doença CelíacaDoença de Crohn pode virar câncer? Intolerância a LactoseQuando a diarreia é sinal de infecção?
Síndrome do Intestino Irritável
Você conhece a Retocolite Ulcerativa?