Logo

Urologia

4 minutos de leitura

Exame de próstata: como é feito, quais são os tipos e quando fazer

Diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de sucesso no tratamento
FA
Dr. Flávio Arêas - Urologista Atualizado em 25/11/2022

O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente na população masculina e que acomete 1 a cada 6 homens. Em 2022, serão feitos diagnósticos de 65.000 novos casos no Brasil.

A cada 38 minutos um homem morre devido a este câncer, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, a conscientização sobre a importância da realização dos exames para a detecção precoce é fundamental para diminuir os índices de mortalidade.

Gostaria de saber mais como é feito o exame de próstata, quando e qual médico procurar? Siga nessa leitura. Quem explica o tema é o Dr. Flávio Arêas, urologista do Hospital Nove de Julho. Confira!

O que é próstata?

A próstata é uma pequena glândula do sistema genital do homem, localizada na frente do reto e logo abaixo da bexiga. Ela varia de tamanho de acordo com a idade. Nos homens mais jovens, tem o tamanho de uma noz, entre 15 e 20g, em média; já nos mais velhos, pode ser bem maior.

O Dr. Flávio Arêas explica que a próstata participa da vida reprodutiva do homem, “ela produz substâncias que ajudarão os espermatozoides a se nutrirem, se mantendo vivos e atuando na consistência do líquido ejaculado, fazendo com que a fecundação tenha maior chance de ocorrer. Vale lembrar que o canal da uretra passa dentro da próstata, ou seja, quando o homem urina a micção passa dentro da próstata".

Para que serve o exame de próstata?

O exame de toque retal, também chamado de exame de próstata é realizado para detectar alterações no formato, consistência e a presença de nodulações. O objetivo é verificar se existem problemas como infecções, hiperplasia ou câncer.

Além desse exame, podem ser solicitados outros, como por exemplo, o PSA e a ultrassonografia de próstata, exames que se complementam auxiliando o melhor diagnóstico, que falaremos em outro tópico.

Como é feito o exame de próstata?

Além do exame de toque retal, o médico urologista poderá solicitar exames complementares para um melhor diagnóstico. Entenda como é feito cada um deles.

Exame de toque retal

Esse exame é realizado pelo urologista durante a consulta. Ele é feito da seguinte forma: o médico introduz o dedo indicador, lubrificado e protegido por uma luva de látex, no ânus do paciente. Com a polpa do dedo, o médico consegue tocar a próstata e sentir alterações no seu tamanho, consistência (normalmente é borrachóide) ou a presença de nódulos (caroços) que vão ajudar o médico a seguir em frente no pedido de exames para um melhor diagnóstico. Portanto, trata-se de um exame imprescindível para rastrear o câncer de próstata.

Leia também sobre câncer de pênis.

Exame de sangue PSA

O PSA é feito a partir da coleta de uma amostra pequena de sangue, que avalia a quantidade desta proteína produzida pela próstata. Ele contribui para a detecção do câncer, hiperplasia benigna e as infecções (prostatites).

Ultrassom de próstata

Esse é um exame de imagem realizado para analisar a próstata. Ele permite visualizar alterações em relação ao tamanho e a presença de sinais que indicam infecções ou nódulos que possam necessitar de eventual biopsia.

Qual é a idade ideal para fazer exame de próstata?

Conforme explica o Dr. Flávio Arêas “a recomendação é que os homens (população geral) façam seus exames de próstata periodicamente a partir dos 50 anos. Importante ressaltar que em casos de histórico familiar de câncer de próstata ou pessoas da raça negra devem iniciar os exames um pouco mais cedo, aos 45 anos de idade".

 

O médico diz ainda que “vale lembrar que a cada ano que passa ganha mais fundamento a associação do surgimento dos tumores ao excesso de dieta industrializada, obesidade e sedentarismo. Os exames devem ser feitos anualmente".

Qual médico procurar?

O médico treinado e preparado para detectar alterações no toque retal é o urologista. O profissional poderá solicitar exame de sangue PSA e de imagem, o ultrassom de próstata.

O urologista é o especialista no tratamento do trato urinário tanto de homens como de mulheres. Ele também trata do sistema reprodutor masculino, como: próstata, pênis e testículos. Também realiza diferentes tipos de cirurgias do sistema urinário e reprodutor: tripsia de cálculos renais, laparoscopias, vasectomias, prostatectomias, entre outras.

Saiba mais sobre cirurgia urológica.

Priorize a realização de exames urológicos. No consultório, o médico poderá diagnosticar de forma precoce o câncer de próstata, aumentando, assim, as chances de cura. “A boa notícia fica por conta de que quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90, 95% dos casos", explica o Dr. Flávio Arêas.

O Hospital Nove de Julho está pronto para atendê-lo de forma segura e cuidar da sua saúde por completo.

Escrito por
FA

Dr. Flávio Arêas

Urologista
Escrito por
FA

Dr. Flávio Arêas

Urologista