As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no Brasil, e um dos fatores mais importantes para evitá-las é o controle da pressão arterial. Para conscientizar a população sobre a importância do tema, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Dra. Beatriz Cortizzo, coordenadora do Núcleo de Hipertensão Arterial do Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho, explica o que é a doença e como evitá-la.
O que é a pressão arterial?
Conhecida popularmente como pressão alta, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns na população e se caracteriza quando o resultado da medição for repetidamente superior a 14 por 9 em repouso. Para que o resultado esteja mais próximo da realidade, a pessoa deve ter sua pressão medida apenas quando estiver em repouso por mais de 15 minutos.
Quais são os sintomas?
Apesar de a maioria das pessoas não apresentarem sintomas, a pressão alta pode apresentar alguns sinais como:
-
Dor de cabeça
-
Insônia
-
Palpitações
-
Cansar-se com facilidade
-
Indisposição
-
Tontura
Hábito de vida favorece a pressão alta?
A hipertensão arterial é causada por diversos fatores. Estresse crônico, dieta rica em sódio (sal) , obesidade e antecedente familiar estão entre os fatores de risco.
Tem como prevenir a doença?
Alimentação saudável e exercícios físicos podem reduzir a pressão alta. Uma dieta com pouca ingestão de sal e exercícios regulares ajudam a estabilizar a pressão e podendo em alguns casos até mesmo dispensar o uso de medicamentos.
Qual o tratamento?
Em geral, a hipertensão exige tratamento contínuo até o fim da vida, por meio do uso de medicamentos além de medidas de hábitos saudáveis.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.