Logo

Anemia

1 minuto de leitura

Mielodisplasia é doença do sangue que pode provocar anemia

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

Provocada por um distúrbio no funcionamento das células da medula óssea, a mielodisplasia é uma doença que provoca problemas como anemia, diminuição da imunidade (leucopenia) e dificuldades de coagulação do sangue (plaquetopenia). A enfermidade impede que as células hematopoéticas (células-tronco) produzam adequadamente glóbulos vermelhos,  glóbulos brancos e as plaquetas, elementos presentes no sangue.

"As causas da doença ainda não são bem determinadas, mas sabe-se que um fator de risco para o seu desenvolvimento é a exposição do paciente de forma prolongada a agentes tóxicos como radiação e benzeno. Ela se manifesta principalmente entre a população idosa", afirma a hematologista do Hospital 9 de Julho Fernanda de Oliveira Santos.

Segundo a médica, os principais sintomas da patologia são cansaço, fraqueza, sonolência excessiva, ocorrência frequente de infecções e surgimento de manchas pelo corpo. Para fazer o diagnóstico podem ser necessários exames como o hemograma, mielograma (que avalia o funcionamento da medula óssea), cariótipo (para analisar a quantidade e estrutura dos cromossomos) e biopsia da medula óssea. "Esses exames vão determinar se o paciente tem mielodisplasia ou outras doenças que também resultam em anemia, como a deficiência de ferro. Pelo diagnóstico é possível determinar também se a doença pode evoluir para uma leucemia", afirma Fernanda. As opções de tratamento vão depender das causas encontradas para a doença e podem incluir transfusão de sangue e quimioterapia.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico