Diferente do que muita gente pensa, a neurocirurgia é uma especialidade que cuida não apenas do cérebro como também de outras estruturas do sistema nervoso central como cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.
E, assim como outras especialidades, a neurocirurgia também de divide em áreas de atuação específica. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o que faz um neurocirurgião e quando ele deve ser procurado.
O que é a neurocirurgia?
A neurocirurgia é uma especialidade médica que realiza o diagnóstico e o tratamento, por meio de intervenções cirúrgicas, de doenças relacionadas ao cérebro, à coluna e medula espinhal e aos nervos periféricos.
Sintomas para procurar por um neurocirurgião
Os principais sintomas que indicam a necessidade de passar por um neurocirurgião são:
-
Dores de cabeça que não passam;
-
Dores na coluna;
-
Desmaios;
-
Crises de epilepsia;
-
Convulsões;
-
Formigamentos, paralisias ou alterações de sensibilidade em qualquer parte do corpo;
-
Perda visual;
-
Tontura;
-
Perda de equilíbrio.
Doenças tratadas através da neurocirurgia
As principais doenças tratadas por meio da neurocirurgia são:
-
Aneurismas (dilatações anormais das artérias) em áreas do sistema nervoso (como o cérebro);
-
Malformação do sistema nervoso;
-
Lesões nos vasos sanguíneos do cérebro;
-
Tumores do sistema nervoso central e periférico;
-
Hérnias;
-
Compressão de coluna;
-
Trauma medular;
-
Traumatismos cranioencefálicos;
-
Cefaleia que não melhora com uso de medicação;
-
Tratamentos de doenças neurodegenerativas, como Parkinson.
Tipos de neurocirurgia
Dentro da neurocirurgia, existem algumas subdivisões com enfoque em determinadas especialidades. Confira a seguir algumas delas:
Neurocirurgia Geral
É a subespecialidade mais ampla da neurocirurgia, já que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso em adultos e crianças.
Neurocirurgia de Nervo Periférico
Normalmente, a cirurgia de nervos periféricos é feita visando descomprimir algum nervo específico, melhorando sintomas como formigamento e alteração de sensibilidade em áreas do corpo.
Neurocirurgia da Coluna
Neste caso, o neurocirurgião cuida dos nervos e do sistema nervoso que envolvem os discos formadores da coluna. É a subespecialidade que cuida, por exemplo, de condições como hérnia de disco e dores no nervo ciático.
Neurocirurgia Endovascular
A neurocirurgia endovascular trata, por meio de cirurgia realizada a partir de punção de veias e artérias, doenças nos vasos sanguíneos do sistema nervoso como casos de aneurisma cerebral, má formação vascular intracraniana e AVCs.
Neurocirurgia Pediátrica
A neurocirurgia pediátrica é uma subespecialidade da neurocirurgia para tratar doenças neurológicas congênitas e/ou desenvolvidas ainda na infância e que não ocorrem na vida adulta.
Neurocirurgia da Base do Crânio
A neurocirurgia da base do crânio é a intervenção realizada na base do crânio, ou seja, na parte óssea do crânio onde estão apoiados cérebro, cerebelo e o tronco encefálico. É uma região bastante delicada e de difícil acesso, já que envolve estruturas fundamentais para manter o paciente vivo. As principais doenças que acometem essa região são tumores, doenças vasculares, traumas e malformações congênitas.
Como é a recuperação após uma neurocirurgia?
A recuperação após uma neurocirurgia pode variar bastante de acordo com o local onde ela foi realizada e a extensão do procedimento. Em geral, a volta para as atividades normais ocorre após 30 dias da cirurgia, mas esse período pode ser maior.
Além disso, é necessário:
-
Higienizar a ferida pós-operatória e refazer o curativo;
-
Retirar os pontos em cerca de 10 dias;
-
Iniciar a reabilitação (física ou neuropsicológica) o mais rápido possível, quando necessário.