Logo

Medicina do Esporte

2 minutos de leitura

Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
PS
Dr. Pablius Staduto Braga da Silva - Medicina esportiva Atualizado em 14/01/2019

Na busca por uma vida mais saudável, nos deparamos, por exemplo, com diversas modalidades de exercícios físicos. Dentre tantas opções, como saber qual delas é melhor para o seu corpo? 

Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos são comumente indicados para diversas finalidades: emagrecimento, fortalecimento, melhora da resistência cardiorrespiratória, preservação da massa muscular e óssea.  

Um dos profissionais mais indicados para responder à pergunta do início do texto é o médico, mas reunimos aqui algumas informações que podem ajudar você a entender as duas principais “categorias” de exercícios.  

Exercício Aeróbio 
Costumam ser de menor intensidade e maior duração, por isso, permitem que o praticante mantenha mais tempo em execução sem chegar ao ponto de exaustão. Tem como um dos grandes benefícios a queima de calorias com uso da gordura corporal devido à maior frequência da prática aliada à baixa intensidade. 

É ideal para emagrecimento e para ganho de resistência cardiorrespiratória, melhorando a tolerância aos esforços. São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação. 

Exercício Anaeróbio 
Já a atividade anaeróbica, tem como características maior intensidade e menor duração (explosão) trabalhando a velocidade e a agilidade. Visa o ganho de resistência localizada, também chamada de fortalecimento muscular. 

Trabalha diversos grupos musculares de forma contínua. Pode melhorar significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular. É extremamente útil em qualquer idade, inclusive na terceira idade, quando a força muscular e a qualidade dos ossos tendem a diminuir.

Os exemplos de modalidades anaeróbicas são musculação, sprints, saltos e qualquer exercício que atue com movimentos rápidos em alta intensidade.

E um dos pontos mais interessantes, é que em algum momento do treinamento, você vai utilizar as 2 formas de atividade com grande resultado para sua saúde e performance.

Agora que você sabe a diferença entre ambos, consulte o seu médico do Esporte para saber qual é o mais indicado para o seu biotipo. Essa avaliação vai muito além de entender os seus objetivos (emagrecimento, fortalecimento), mas está relacionada com a forma com que seu corpo irá responder a cada um deles. Com o acompanhamento correto será muito mais provável que você tenha os resultados esperados. E ainda ficará longe das lesões!

Escrito por
PS

Dr. Pablius Staduto Braga da Silva

Medicina esportiva
Escrito por
PS

Dr. Pablius Staduto Braga da Silva

Medicina esportiva