Você já ouviu falar da tendinite de De Quervain? A tenossinovite ou síndrome de De Quervain, como também é chamada, é um tipo de tendinite específica que causa uma inflamação que atinge alguns dos tendões do punho e se estende até o polegar. A doença recebeu esse nome por ter sido descrita pelo médico suíço Fritz De Quervain no ano de 1895.
O quadro afeta, em grande parte dos casos, adultos entre 30 e 50 anos, na maioria das vezes mulheres, 10 vezes mais do que os homens. Está frequentemente relacionada com posições viciosas, afecções inflamatórias e gravidez/puerpério.
O Dr. José Renato Estelles, cirurgião da mão do Hospital Nove de Julho, explica o que é tendinite de De Quervain, quais são os sintomas e como é feito o tratamento. Quer saber mais? Venha ver na leitura completa!
O que é tendinite de De Quervain?
A tenossinovite, ou tendinite de De Quervain, é caracterizada pela inflamação dos tendões que passam na lateral do punho, em direção ao polegar, causando dor e inchaço na região, dor essa que pode piorar com a realização de movimentos desse dedo, principalmente em posições com o polegar aberto e o punho desviado para o outro lado.
Conforme explica o Dr. José Renato Estelles, “os músculos que vão dar movimento ao punho e aos dedos estão localizados no antebraço. Seus tendões, que são as estruturas que puxam para dar o movimento, ao passar pelo punho, se dividem em seis túneis, cercados por bainhas. A dor da tenossinovite de De Quervain é provocada pela inflamação da bainha tendínea do primeiro túnel extensor que contém os tendões do extensor curto e abdutor longo do polegar, que faz com que aconteçam o aumento no volume e estreitamento (estenose) por onde deslizam os tendões".
Quais são os sintomas da tendinite de De Quervain?
Os sintomas mais comuns da tendinite de De Quervain são:
-
Dor na face lateral do punho que irradia para o polegar;
-
Dor ao movimentar o dedo;
-
Dor ao movimentar o punho e ao dobrar o dedo;
-
Enrijecimento na região;
-
Inchaço;
-
Dificuldade em pegar objetos;
-
Dor e desconforto nas atividades diárias.
O que pode causar a enfermidade de De Quervain?
As causas da tenossinovite de De Quervain não são totalmente conhecidas, no entanto, grande parte dos casos pode estar relacionada com o excesso de uso, em atividades laborais ou com movimento repetitivo, principalmente atividades com o polegar aberto e desvio do punho para o outro lado (desvio ulnar), ou então pode estar associada a algumas artrites.
Algumas condições também podem predispor o desenvolvimento da doença, como a gestação, o puerpério e alterações hormonais, assim como um trauma no punho; mais recentemente, tem-se observado uma relação do surgimento da condição com o uso excessivo de smartphones.
Leia também Dor nos dedos, você deve estar teclando demais.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado por meio da anamnese, ou seja, do histórico dos sintomas relatados pelo paciente, e do exame físico, com manobras específicas, como o teste de Finkelstein, Eichoff e WHAT, entre outros, para detectar se há ou não a presença da tenossinovite de De Quervain. Em alguns casos, pode também ser solicitada uma ultrassonografia ou outros exames de imagem para confirmar o diagnóstico ou afastar outras patologias.
Tratamento para tendinite de De Quervain
O tratamento da tendinite de De Quervain é orientado por um médico ortopedista, cirurgião da mão, e, na maioria dos casos, é indicada a imobilização do punho e do dedo polegar para impedir que a inflamação se agrave. Também podem ser receitados remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para minimizar os sintomas e a dor associados à reabilitação.
Quando não há melhora ou a recidiva dos sintomas é frequente, pode ser realizada também infiltração local do túnel com anestésico local e corticoide, em regime ambulatorial, com boa resposta na maioria dos casos.
Em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia. Veja, a seguir, como ela é feita.
Cirurgia para tendinite de De Quervain
De acordo com o Dr. José Renato Estelles, “o tratamento cirúrgico está reservado para uma a minoria dos casos que não respondem ao tratamento conservador e consiste na abertura desse túnel inflamado e na liberação dos tendões envolvidos, por meio de diversas técnicas já descritas, com bons resultados".
Ortopedia no Hospital Nove de Julho
A ortopedia é uma das especialidades do Hospital Nove de Julho. Ela é a área médica responsável pelo estudo e tratamento de doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, os músculos, os tendões, as articulações e os ligamentos, e também a especialidade médica de cirurgia da mão.
Conheça outros quadros de saúde que afetam as mãos: dedo em gatilho, síndrome de túnel do carpo.
Para isso, dispomos de uma equipe de ortopedistas experientes, especialistas em cirurgia da mão, com um núcleo sólido e retaguarda específica para atender os pacientes com excelência tanto de forma clínica como cirúrgica.