Logo

Ortopedia

4 minutos de leitura

Tendinite de De Quervain: entenda as causas, sintomas e tratamento

Inflamação afeta tendões do punho e pode ser tratada
JR
Dr. José Renato Depari Estelles - Ortopedista Atualizado em 20/10/2022

Você já ouviu falar da tendinite de De Quervain? A tenossinovite ou síndrome de De Quervain, como também é chamada, é um tipo de tendinite específica que causa uma inflamação que atinge alguns dos tendões do punho e se estende até o polegar. A doença recebeu esse nome por ter sido descrita pelo médico suíço Fritz De Quervain no ano de 1895.

O quadro afeta, em grande parte dos casos, adultos entre 30 e 50 anos, na maioria das vezes mulheres, 10 vezes mais do que os homens. Está frequentemente relacionada com posições viciosas, afecções inflamatórias e gravidez/puerpério.

O Dr. José Renato Estelles, cirurgião da mão do Hospital Nove de Julho, explica o que é tendinite de De Quervain, quais são os sintomas e como é feito o tratamento. Quer saber mais? Venha ver na leitura completa!

O que é tendinite de De Quervain?

A tenossinovite, ou tendinite de De Quervain, é caracterizada pela inflamação dos tendões que passam na lateral do punho, em direção ao polegar, causando dor e inchaço na região, dor essa que pode piorar com a realização de movimentos desse dedo, principalmente em posições com o polegar aberto e o punho desviado para o outro lado.

Conforme explica o Dr. José Renato Estelles, “os músculos que vão dar movimento ao punho e aos dedos estão localizados no antebraço. Seus tendões, que são as estruturas que puxam para dar o movimento, ao passar pelo punho, se dividem em seis túneis, cercados por bainhas. A dor da tenossinovite de De Quervain é provocada pela inflamação da bainha tendínea do primeiro túnel extensor que contém os tendões do extensor curto e abdutor longo do polegar, que faz com que aconteçam o aumento no volume e estreitamento (estenose) por onde deslizam os tendões".

Quais são os sintomas da tendinite de De Quervain?

Os sintomas mais comuns da tendinite de De Quervain são:

  • Dor na face lateral do punho que irradia para o polegar;

  • Dor ao movimentar o dedo;

  • Dor ao movimentar o punho e ao dobrar o dedo;

  • Enrijecimento na região;

  • Inchaço;

  • Dificuldade em pegar objetos;

  • Dor e desconforto nas atividades diárias.

O que pode causar a enfermidade de De Quervain?

As causas da tenossinovite de De Quervain não são totalmente conhecidas, no entanto, grande parte dos casos pode estar relacionada com o excesso de uso, em atividades laborais ou com movimento repetitivo, principalmente atividades com o polegar aberto e desvio do punho para o outro lado (desvio ulnar), ou então pode estar associada a algumas artrites.

Algumas condições também podem predispor o desenvolvimento da doença, como a gestação, o puerpério e alterações hormonais, assim como um trauma no punho; mais recentemente, tem-se observado uma relação do surgimento da condição com o uso excessivo de smartphones.

Leia também Dor nos dedos, você deve estar teclando demais.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por meio da anamnese, ou seja, do histórico dos sintomas relatados pelo paciente, e do exame físico, com manobras específicas, como o teste de Finkelstein, Eichoff e WHAT, entre outros, para detectar se há ou não a presença da tenossinovite de De Quervain. Em alguns casos, pode também ser solicitada uma ultrassonografia ou outros exames de imagem para confirmar o diagnóstico ou afastar outras patologias.

Tratamento para tendinite de De Quervain

O tratamento da tendinite de De Quervain é orientado por um médico ortopedista, cirurgião da mão, e, na maioria dos casos, é indicada a imobilização do punho e do dedo polegar para impedir que a inflamação se agrave. Também podem ser receitados remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para minimizar os sintomas e a dor associados à reabilitação.

Quando não há melhora ou a recidiva dos sintomas é frequente, pode ser realizada também infiltração local do túnel com anestésico local e corticoide, em regime ambulatorial, com boa resposta na maioria dos casos.

Em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia. Veja, a seguir, como ela é feita.

Cirurgia para tendinite de De Quervain

De acordo com o Dr. José Renato Estelles, “o tratamento cirúrgico está reservado para uma a minoria dos casos que não respondem ao tratamento conservador e consiste na abertura desse túnel inflamado e na liberação dos tendões envolvidos, por meio de diversas técnicas já descritas, com bons resultados".

 

Ortopedia no Hospital Nove de Julho

A ortopedia é uma das especialidades do Hospital Nove de Julho. Ela é a área médica responsável pelo estudo e tratamento de doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, os músculos, os tendões, as articulações e os ligamentos, e também a especialidade médica de cirurgia da mão.

Conheça outros quadros de saúde que afetam as mãos: dedo em gatilho, síndrome de túnel do carpo.

Para isso, dispomos de uma equipe de ortopedistas experientes, especialistas em cirurgia da mão, com um núcleo sólido e retaguarda específica para atender os pacientes com excelência tanto de forma clínica como cirúrgica.

Escrito por
JR

Dr. José Renato Depari Estelles

Ortopedista
Escrito por
JR

Dr. José Renato Depari Estelles

Ortopedista