Convenhamos, falar sobre hemorroidas não é o assunto predileto de ninguém. Além de ser um tema muito íntimo, a maioria das pessoas ficam constrangidas e preferem esconder o “problema”.
Considerando que, 80% das pessoas têm ou terão hemorroida em algum momento na vida, o Dr. José Luiz Capalbo, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital 9 de Julho, responde a algumas dúvidas é importante lembrar que só um médico pode fazer o diagnóstico e realizar o tratamento adequado.
O que são as hemorroidas?
São veias ao redor do ânus ou do canal anal que inflamam ou dilatam. É esperado que as veias tenham certa elasticidade durante o movimento intestinal, mas, quando há muito esforço para evacuar, isso pode impedir o processo de drenagem do sangue facilitando, portanto, a formação de coágulos.
As hemorroidas são sempre visíveis?
Nem sempre. Algumas podem parecer varizes como as comumente vistas nas pernas. Já as internas são as que provocam os sintomas mais fortes.
Quais são os sintomas da hemorroida?
Entre eles estão coceira causada pelas veias inchadas e o aumento da tensão sobre nervos, com dor durante e depois de evacuar. Em alguns casos as veias podem romper provocando sangramentos.
Todo sangramento ao evacuar é sintoma de hemorroida?
Não. Várias outras doenças podem provocar esse sintoma como câncer do reto, doença diverticular e infecções. Por isso, se houver sangramento ao evacuar é importante consultar um médico. Um mesmo paciente pode ter hemorroidas e outra doença simultaneamente. Por isso, além do gastroenterologista, consulte também um proctologista.
Quais são as causas da doença?
Há uma variedade de causas. Pessoas obesas são mais propensas a desenvolver o problema, pois o excesso de peso pressiona as veias. Ter uma vida sedentária também é outro fator de risco, pois reduz o estímulo para a digestão dos alimentos e, consequentemente, afeta a irrigação de sangue no ânus. Dieta pobre em fibras e predisposição genética também estão entre as causas.
A gestação pode contribuir para a formação da hemorroida?
Sim. Há mulheres que podem desenvolver hemorroida na gravidez, já que o peso do feto provoca pressão sobre as veias.
Quais são os tratamentos para a doença?
Os tratamentos variam de acordo com o estado de cada paciente. Alguns casos podem ser resolvidos com uso de pomadas ou supositórios. Outros podem necessitar de cirurgia chamada de hemorroidectomia e que implica na retirada das veias comprometidas. Uma nova técnica cirúrgica (Desarterialização Hemorroidária) pode tornar o tratamento menos invasivo para os pacientes, com menos dor, aplicação em diferentes graus da doença, não apresentar complicações crônicas ou graves, fácil execução, além de uma recuperação mais rápida.
O que fazer para prevenir o surgimento de hemorroidas?
Que tal investir em hábitos saudáveis, rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada, rica em alimentos com fibras? É importante também beber bastante líquido e evitar o excesso de bebidas alcoólicas. Tudo isso é, aliás, recomendação para afastar uma série de doenças. Que tal começar a mudar sua vida para melhor?
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.
LEIA MAIS: