Logo

Endocrinologia

3 minutos de leitura

Tratamento para gordura no fígado: como é feito e quanto tempo leva

A esteatose hepática, quando não tratada corretamente, pode evoluir para outras doenças
LR
Dra. Lisa Rodrigues da Cunha Saud - Hepatologista Atualizado em 04/01/2023

A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, é um quadro caracterizado quando as células do fígado ficam infiltradas por células de gordura, triglicérides e ácidos graxos.

Os pacientes com este acúmulo de gordura no fígado sem tratamento ou acompanhamento médico, têm risco de evoluir ao longo do tempo para uma inflamação intensa.

Nesta edição do nosso blog, a Dra. Lisa Rodrigues da Cunha Saud, hepatologista do Hospital Nove de Julho, explica o que é a gordura no fígado, os principais sinais, os riscos e como é feito o tratamento. Leia e saiba mais!

O que é gordura no fígado?

A gordura no fígado é o nome mais conhecido da esteatose hepática, ocasionada pelo acúmulo de gordura dentro dos hepatócitos, ou seja, as células do fígado.

Quando há um aumento constante e, por muito tempo, de gordura dentro dos hepatócitos, pode acontecer uma inflamação com potencial de gerar quadros graves de saúde como cirrose hepática ou até mesmo câncer de fígado.  

Essa condição de gordura no fígado é bastante comum e afeta todas as idades, principalmente pessoas sedentárias, com obesidade, diabetes, doença do colesterol ou triglicérides e má ingesta alimentar, dieta rica em carboidratos e gorduras.

Quais são os sinais de gordura no fígado?

Normalmente, estes pacientes não apresentam sintomas e por isso a importância das consultas e exames de rotina.

Em casos avançados de esteatose com fibrose e cirrose hepática, o paciente pode ter:

 

  • insuficiência hepática;
  • ascite – líquido na barriga e edema de membros inferiores;
  • confusão mental;
  • hemorragias;
  • diminuição do número de plaquetas;
  • pele e olhos amarelados (icterícia).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da gordura no fígado não alcoólica é realizado por meio de exames de rotina: laboratoriais ou de imagem. Isso acontece depois de diferenciá-la de outros tipos de hepatites virais, doenças genéticas e autoimunes, ou ainda pelo uso de drogas / medicamentos.

O paciente sempre deve passar por um exame físico, ter sua história coletada e realizar exames de sangue, que vão evidenciar muitas vezes aumento das enzimas do fígado e da ferritina.

Em raros casos precisamos de biópsia hepática, porém, é importante um método de análise não invasiva da elasticidade do fígado, método este que nos auxilia na condução do caso, evidenciando aqueles pacientes com maior risco de cirrose hepática. 

Quais são os cuidados necessários para quem tem gordura no fígado?

Alguns medicamentos podem contribuir para a diminuição da gordura do fígado, mas não apenas. Será necessária uma mudança nos hábitos de vida, tais como:

  • perda de peso em indivíduos obesos;
  • manter uma boa alimentação;
  • fazer atividade física regularmente;
  • evitar o consumo de álcool em excesso.

Leia também sobre saúde do fígado.

Como é feito o tratamento da esteatose?

De acordo com a Dra. Lisa Saud “o tratamento para gordura do fígado depende da análise de exames de sangue, da função do fígado e da elasticidade do órgão. Não há uma receita específica, sendo que a junção de mudança do estilo de vida e uso de medicamentos deva ser indicada de forma individualizada".

Quanto tempo leva o tratamento para gordura no fígado?

Como dito anteriormente, não há uma fórmula ou tempo de tratamento definido. Esse prazo leva em conta a perda de peso, a normalização dos fatores de risco a este acúmulo de gordura (diabetes, dislipidemia), assim como a normalização dos exames de sangue e redução da gordura no fígado.

Quais complicações a gordura no fígado pode causar?

Conforme explica a Dra. Lisa Saud “este acúmulo se não tratado em tempo hábil, pode levar o paciente a fibrose hepática, cirrose e ao carcinoma hepatocelular".

Qual médico procurar?

A esteatose hepática é uma doença multifatorial e multidisciplinar, desta forma vários especialistas devem estar envolvidos, como: hepatologista, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e professor de educação física. A indicação de cada especialista varia de pessoa para pessoa, sendo o hepatologista um especialista fundamental neste seguimento.

Hospital Nove de Julho

O Hospital Nove de Julho conta com profissionais altamente qualificados e tecnologia para um atendimento especializado com o melhor para a sua saúde preventiva e preditiva.

Para agendar consultas e exames acesse nossa Central de Agendamento Online.

Escrito por
LR

Dra. Lisa Rodrigues da Cunha Saud

Hepatologista
Escrito por
LR

Dra. Lisa Rodrigues da Cunha Saud

Hepatologista