O surgimento de dor e sangramento após evacuar são alguns dos sintomas de hemorroidas. Elas são caracterizadas por veias dilatadas e inflamadas na região do reto ou do ânus. Essas veias podem ser externas ou internas e provocam sintomas desconfortáveis que interferem na qualidade de vida.
Nesse blog, a Dra. Vanessa do Prado Quelhas, coloproctologista e cirurgiã do aparelho digestivo do Hospital Nove de Julho, explica o que é, quais os sintomas, como tratar e como prevenir. Saiba mais na leitura completa.
O que são hemorroidas?
As hemorroidas se apresentam com a inflamação e o inchaço de veias no reto e no ânus, provocando sintomas como, por exemplo, dor ou sangramento, sobretudo após a evacuação. Esse é um quadro que causa muito desconforto e requer tratamento adequado para reestabelecer a qualidade de vida do paciente.
O que causa as hemorroidas?
Os principais motivos que podem levar ao surgimento de hemorroidas são o grande esforço para evacuar, bastante comum em casos de prisão de ventre. Além disso, outros fatores podem contribuir para a ocorrência dela, tais como:
-
alimentação com poucas fibras;
-
má postura;
-
obesidade;
-
gravidez;
-
maior propensão genética.
Como prevenir?
A melhor forma para prevenir o surgimento de hemorroidas é a adoção de hábitos saudáveis, isso inclui:
-
prática regular de atividades físicas;
-
alimentação balanceada e rica em fibras;
-
beber bastante água;
-
evitar demorar a ir ao banheiro ao sentir vontade;
-
não permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário.
Quais são os sintomas de hemorroidas?
Os sintomas de hemorroidas podem ser bastante incômodos e dolorosos, os principais deles são:
- dor anal;
- sangramento no papel;
- sangramento nas fezes;
- dor para evacuar;
- coceira anal;
- abaulamento ou caroço na região externa do ânus.
Como é o diagnóstico?
Conforme explica a Dra. Vanessa do Prado, o diagnóstico da hemorroida é feito pelo coloproctologista por meio de análise dos sintomas, do histórico do paciente, avaliação da região perianal e anal e por meio de uma anuscopia.
Como é o tratamento?
De acordo com a Dra. Vanessa do Prado, “o tratamento das hemorroidas pode ser clínico ou cirúrgico. A técnica cirúrgica é indicada após avaliação. Sendo que hoje a técnica mais moderna é a sem corte, pois gera menos dor no pós-operatório, retorno breve ao trabalho, não precisa de banho de assento", explica a médica.
Hospital Nove de Julho
A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos, as doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus.
O Hospital Nove de Julho tem essa especialidade e conta com uma equipe de cirurgiões especializados para os mais diversos procedimentos. Além disso, possui excelente infraestrutura e recursos tecnológicos avançados para diagnóstico e cirurgias, incluindo a de alta complexidade.
Para marcar consultas e exames, acesse nossa Central de Agendamento Online.