A doença de Crohn é mais frequente em pessoas entre 20 e 40 anos (mas pode atingir qualquer faixa etária). Ela tem apresentação clínica diversa, variando de quadros leves a graves, e, a depender do caso, pode requerer acompanhamento multidisciplinar.
O que é doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma inflamação crônica capaz de acometer qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum o comprometimento do intestino grosso e do final do intestino delgado. Ela ataca ainda todas as camadas da parede do intestino, não apenas a mais superficial.
Esta é uma condição que faz parte do grupo das doenças inflamatórias intestinais (DIIs).
O que causa a doença de Crohn?
Não se sabe exatamente qual é a causa da doença de Crohn. Acredita-se que ela esteja associada a um defeito genético que, por sua vez, gera uma resposta exagerada a algum elemento no organismo, resultando em uma inflamação prejudicial à parede do intestino.
Outros fatores também podem ter relação com o desenvolvimento da doença, como histórico familiar, microbiota intestinal e alimentação.
Quais são os sintomas de doença de Crohn?
A doença de Crohn costuma gerar:
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Mudança no padrão das fezes (que passam a apresentar muco ou sangue, por exemplo);
- Perda de peso;
- Febre.
Sintomas extraintestinais da doença de Crohn
Essa condição nem sempre se limita ao intestino – ou seja, ela é capaz de atingir outros órgãos. Pode haver lesões de pele (como acne, hidradenite supurativa e psoríase), artrite, aftas, entre outras manifestações.
Tais sintomas extraintestinais podem tanto preceder quanto suceder os intestinais.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da doença de Crohn é feito a partir da história clínica do paciente e do resultado de alguns exames, como a colonoscopia.
Nesse procedimento, insere-se um tubo flexível com uma pequena câmera (ou outros instrumentos, se necessário) no corpo do paciente, possibilitando assim a análise da inflamação do intestino e a retirada de uma amostra de tecido para biópsia.
Além da colonoscopia, podem ser solicitados outros exames, como:
- Hemograma;
- VHS (velocidade de hemossedimentação);
- Dosagem de proteína C reativa;
- Dosagem de ferro;
- Dosagem de vitamina B12;
- Dosagem de calprotectina fecal;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética.
Qual médico procurar?
A doença de Crohn é, essencialmente, diagnosticada e tratada pelo médico gastroenterologista. A depender do caso, também pode ser recomendado o acompanhamento multiprofissional – com dermatologista, reumatologista, imunologista, nutricionista ou psicólogo, por exemplo.
O Centro Médico do Hospital Nove de Julho possui profissionais altamente capacitados para o diagnóstico e tratamento da doença como gastroenterologistas e do aparelho digestivo.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da doença de Crohn pode envolver diferentes classes de medicamentos, incluindo imunossupressores, corticoides e imunobiológicos.
Seguir um estilo de vida saudável também é extremamente importante. Em geral, as principais recomendações são:
- Não fumar;
- Praticar atividades físicas com regularidade;
- Manter uma alimentação balanceada e diversificada (dando preferência a fibras, frutas, vegetais e proteínas, e evitando alimentos gordurosos e carboidratos);
- Evitar situações de estresse.